Publicado em: 16 de dezembro de 2017
Alegria de paz unidos no Senhor

Para: Sábado, 16 de dezembro de 2017

Texto: Filipenses 4.4-7

“Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria!” (Fp 4.4)

É comum ouvir dizer que a vida é feita de pequenas alegrias. Uma conquista, um elogio, um sorriso, um abraço. Coisas que podem parecer pequenas, mas que, para as pessoas que as experimentam, são momentos valiosos.

O texto de Filipenses 4, escrito pelo apóstolo Paulo, apesar de breve, ensina o segredo para viver mais do que pequenos momentos de alegria e de paz. Ele diz no versículo 4: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor!” E repete: “Tenham alegria!” Paulo enfatiza a vida de alegria, mostrando que isso é possível quando estamos unidos com o Senhor. Ele expressa a mesma ideia no versículo 7, ao dizer que a paz de Deus vai nos guardar, pois estamos “unidos com Cristo Jesus”.

Falar de alegria e paz parece fácil, mas como viver assim? Podemos pensar que a nossa vida não combina com esse estilo de vida. Como falar de alegria quando a vida é cheia de correrias, dificuldades, pressões, cobranças? E o que falar da paz, se o mundo só pensa em guerra, se estamos cercados de violência e inimizade? É mais fácil ficar estressado, com raiva e com medo.

Nossa vida aqui nunca vai ser perfeita. Afinal, o pecado e suas consequências continuam presentes. Mas quando estamos unidos com Cristo, aprendemos a ver a vida com outros olhos. Nossa alegria não depende mais das coisas deste mundo, mas se baseia no fato de confiar em Cristo como Salvador. É ele quem nos perdoa os pecados e nos guia na nova vida. É por isso que podemos ter paz, paz com Deus e com as pessoas. As tristezas e dificuldades continuarão, mas estaremos guardamos por Cristo e seremos por ele sempre abençoados com alegria e paz verdadeiras.

Oremos: Amado Pai, ajuda-nos a encontrar em ti a alegria e a paz verdadeiras. Mantém-nos sempre unidos contigo, para que possamos viver e falar aos outros sobre o teu amor. Em nome de Jesus. Amém.