Publicado em: 23 de maio de 2022
Alegrem-se por estarem com Cristo 

Para: segunda-feira, 23 de maio de 2022
Texto: 1Pedro 4.12-19  

“Pelo contrário, alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada.” (1Pe 4.13) 

Muitas pessoas acreditam que o sofrimento não deve fazer parte da vida de um cristão. Para essas pessoas, estar com Cristo é desfrutar de uma vida melhor e próspera. A fé deve proporcionar uma vida cheia de bênçãos, principalmente bênçãos materiais. E quando parecem faltar essas bênçãos, as pessoas pensam que falta fé no coração. 

Será que a vida cristã é sinônimo de prosperidade? Se olharmos para muitos cristãos, não vemos essa vida próspera. Vemos problemas e muitos sofrimentos como na vida de qualquer pessoa. Existem cristãos simples e pobres, como existem cristãos abastados. Cristo não veio para nos dar bênçãos materiais e uma vida cheia de riquezas neste mundo. Ele veio para nos dar uma nova vida, na qual essas coisas já não têm tanta importância, pois ele nos garantiu a vida eterna por meio da sua morte e ressurreição. 

O apóstolo Pedro, além de nos mostrar que o sofrimento faz parte da vida, ainda nos estimula a sermos participantes desses sofrimentos com alegria. Ele escreveu: “Alegrem-se por estarem tomando parte nos sofrimentos de Cristo, para que fiquem cheios de alegria quando a glória dele for revelada” (1Pe 4.13). Pedro pede a todos os cristãos que sofrem que entreguem a sua vida aos cuidados de Deus. Deus nos criou e é totalmente capaz de cuidar de nós. O sofrimento não nos deve endurecer nem nos deixar apáticos. Ao contrário, nossa entrega a Deus leva-nos à ação. Devemos semear, ainda que com lágrimas. Devemos amar, ainda que rejeitados. Devemos abençoar, ainda que amaldiçoados. Devemos orar, ainda que perseguidos. O amor e a alegria devem estar presentes mesmo diante dos sofrimentos, pois a nossa vida próspera será na eternidade ao lado de nosso Salvador. 

Oremos: Amado Pai celestial, ajuda-nos em nosso sofrimento para que tenhamos sabedoria para lidar com os momentos difíceis. E que tenhamos sempre alegria. Amém.