Publicado em: 03 de agosto de 2022
Agradecendo pela desgraça 

Para: quarta-feira, 03 de agosto de 2022
Texto: Jó 2.1-10  

“Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças?” (Jó 2.10) 

O dicionário on-line de Português define a palavra “desgraça” como: perda das graças, das boas relações que se tem com alguém; desfavor. Acontecimento lamentável, funesto; infortúnio, desventura, condição de infelicidade, situação angustiante. 

Quase que diariamente, acompanhamos pelos noticiários situações que trazem desgraça à vida das pessoas: doenças graves, mortes trágicas, acidentes dos mais diferentes tipos, eventos da natureza, entre outros. Talvez você já tenha passado por algo semelhante. 

Diante de situações complexas ou de desgraças, as reações são muito diferentes. É comum a pessoa lamentar seu infortúnio, gritar sua dor, chorar, ficar profundamente angustiada e infeliz, achar culpados ou culpar-se e, em alguns casos, colocar a culpa em Deus. Mas seria possível agradecer pelas desgraças?  

Segundo o texto bíblico de Jó, Jó estava passando por uma desgraça. Seu corpo ficou coberto de feridas horríveis, desde as solas dos pés até o alto da cabeça. Sua mulher lhe disse que ele deveria amaldiçoar a Deus por isso, que deveria pedir para morrer. 

Mas não foi isso que Jó fez. Ele disse: “Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças?” (Jó 2.10). 

Jó mostrou uma fé inabalável em Deus. Conseguiu ser grato, mesmo na dificuldade. Porque ele sabia que tudo vem de Deus. As dificuldades ou desgraças também são um modo de nos mantermos próximos de Deus.  

Assim como Deus esteve com seu servo Jó, podemos ter a certeza de que também está conosco. Prova disso demonstrou ao nos dar seu filho, Jesus Cristo, para ser nosso Salvador. 

Oremos: Amado Pai, mantém-nos firmes e inabaláveis em nossa fé. Dá-nos um coração agradecido, mesmo nas dificuldades, pois elas nos ensinam e fortalecem. Em nome de Jesus. Amém.