Publicado em: 21 de novembro de 2019
Afirmação da fé

Para: quinta-feira, 21 de novembro de 2019
Texto: Salmo 95.1-7 

Ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida.” (Sl 95.7) 

Eu tenho fé em Deus! Quem nunca ouviu essa afirmação? Diante de um perigo ou de uma decisão difícil que tenha de tomar, o indivíduo afirma que tem fé em Deus e que tudo vai dar certo. É uma afirmação positiva que expressa o sentimento mais profundo do ser humano em relação a Deus. Uma vez que a fé é tão importante assim, qual é o seu significado para nós? 

Ao observarmos as palavras do Salmo 95, vemos ali um convite para todos louvarem e adorarem a Deus. O salmista justifica esse convite afirmando que Deus é poderoso e reina sobre tudo. No versículo 7, por exemplo, é dito que “ele é o nosso Deus; nós somos o povo que ele guia, somos o rebanho do qual ele cuida”. Essa é a ideia que temos a respeito de Deus, o nosso Senhor. Ele fez de nós o seu povo por meio de Jesus que, com a sua morte e ressurreição, garantiu àqueles que creem em Deus o perdão e a reconciliação com Deus. 

Agora, como povo de Deus, não podemos mais fazer os nossos próprios caminhos. Nos tempos bíblicos quando o povo agia por conta própria, vivia em pecado e se distanciava da adoração e da comunhão de Deus. Aqueles que andam longe de Deus podem, inclusive, perder momentos maravilhosos na sua vida pessoal como consequência desse afastamento. Isso não é difícil de ser identificado por nós. Basta observarmos muitos dos nossos comportamentos estranhos, ignorando o senhorio de Deus. O povo sempre é convidado a reconhecer os seus erros e buscar o perdão de Deus. 

Consequentemente, quando perdoados em Cristo, podemos afirmar a nossa fé porque nos tornamos novamente povo e propriedade de Deus. Quando Deus faz parte da nossa vida ele nos guarda e cuida, assim como um pastor cuida das suas ovelhas. Deus continua sendo o nosso pastor e nós, o seu povo.  

Oremos: Senhor, tu és meu bom Pastor. Que falta então terei? Nos campos, cheios de verdor, das fontes beberei. Senhor, jamais me deixarás, pois és meu Salvador, e sempre me consolarás com teu benigno amor. Amém.