Publicado em: 04 de junho de 2017
Advogado de Jesus

Para: Domingo, 04 de junho de 2017 – PENTECOSTES

Texto: João 16.5-15

 “Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.” (Jo 16.8)

João Carlos estava chateado: “Não consigo convencer meu melhor amigo de que Jesus, de fato, existiu. Mostro muitos argumentos, defendo Jesus dos seus ataques, mas não adianta. Ele resiste e eu não consigo convencê-lo”.

            Provavelmente todos temos um amigo que gostaríamos que cresse no Senhor Jesus. Em alguns casos, também nos pomos a discutir, a advogar por Jesus. João Carlos ouviu de um outro amigo cristão uma resposta que também nos conforta: “Não se preocupe pois sua função não é ser advogado de Jesus, mas, sim, sua testemunha”.

            Jesus acalma o nosso coração dizendo que é o Espírito Santo quem convence as pessoas do mundo de seu pecado. Ele disse, segundo o evangelho de João, capítulo 16, versículo 8: “Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.” Por mais que argumentemos e tenhamos até provas sobre Jesus, isso de nada adianta. É o Espírito Santo quem tem poder para convencer as pessoas sobre Jesus e convertê-las para o seu caminho. É o Espírito Santo quem faz a mudança de mente e atitudes de uma pessoa. É uma obra cem por cento divina, sem participação alguma do ser humano.

            Nesse Domingo de Pentecostes, o nosso coração é acalmado com a certeza de que o Espírito Santo está trabalhando arduamente para converter e convencer as pessoas. Nas mãos do Espírito Santo, somos cartas escritas pelo próprio Cristo, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo. Que privilégio ser testemunha de Cristo!

Oremos: Senhor Jesus, oro em favor dos meus amigos que não creem em ti. Tem misericórdia deles e que o teu Espírito Santo continue trabalhando na vida deles, para que sejam convencidos e convertidos. Utiliza-me como uma carta amorosa tua para a vida deles. Amém.