Publicado em: 17 de julho de 2021
Adultos de espírito 

Para: sábado, 17 de julho de 2021
Texto: Colossenses 1.24-29  

Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo.” (Cl 1.28) 

Não há dúvida de que o caminho da sabedoria é um processo gradual e lento. E envolve muito aspectos, como a disposição e a humildade para aprender, por exemplo. A sabedoria, normalmente, está bem mais associada à meditação e aos elementos de fé, mas, certamente, também precisa estar ligada ao desejo e à disposição em aprender e, assim, poder ver as coisas e o mundo de diferentes formas. Aliás, este talvez seja um dos mais difíceis aprendizados, ou seja, o respeito ao semelhante, às suas crenças e valores, o que, segundo alguns, são estágios iniciais de uma pessoa sábia.  

É interessante observar que a sabedoria frequentemente vem acompanhada do silêncio, visto que a sabedoria evidencia o entendimento da complexidade da vida e de seus processos. Talvez, por isso, os sábios estejam muito mais dispostos a ouvir do que a falar. 

Então, para darmos conta, pelo menos de uma forma razoável, do convite para aconselhar e ensinar, precisamos de toda sabedoria. Da sabedoria que vem da fé, mas também da sabedoria que vem dos estudos e das aprendizagens da vida. Muito provavelmente seja por isso que o cristão é convidado a testemunhar e não a impor: “Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo” (Cl 1.28). 

Testemunhar é falar de sua experiência de vida, que envolve elementos de respeito e tolerância para com o outro. Parece claro que o caminho do amadurecimento espiritual não fácil, nem curto e, por certo, nunca será atingido plenamente, assim como é impossível a compreensão plena do alcance e da radicalidade da fé cristã, da fé em Jesus, o Salvador da humanidade. São desafios que se apresentam diariamente e que, em humildade, o cristão tenta vencer. 

Oremos: Senhor Jesus, que a minha vida seja fonte de vida, tolerância e paz. Que seja fonte de ensinamento empático, de acolhimento e muito amor. Amém.