Publicado em: 20 de março de 2019
Adoração verdadeira

Para: quarta-feira, 20 de março de 2019

Leia em sua Bíblia: João 4.21-26

“Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade.” (Jo 4.24)

 

No livro bíblico de Apocalipse, João teve uma visão do céu. Ele viu uma grande multidão de verdadeiros adoradores que ninguém podia enumerar. Eram de todas as nações, tribos, raças e línguas. Diante de Deus adoravam bem alto: “Do nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro vem a nossa salvação” (Ap 7.10). João viu também os anjos de Deus adorando ao Senhor: “Ao nosso Deus pertencem para todo o sempre o louvor, a glória, a sabedoria, a gratidão, a honra, o poder e a força!” (Ap 7.12).

Quando Jesus encontrou-se com uma mulher samaritana, ele disse a ela que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, e que são esses que ele procura. Mas, em que consiste a adoração verdadeira? Alguém pode pensar que adorar o Senhor em verdade significa adorar de maneira não fingida, sendo verdadeiro. E é claro que isso é um pressuposto para adorarmos a Deus. Porém, adorar em verdade quer dizer adorar fundamentado na verdade. Mas o que é a verdade? A verdade é Jesus Cristo! Quem ouve a verdade, ouve a sua voz, assim como a ovelha que ouve e reconhece a voz do seu pastor.

Adorar o Senhor em espírito, por sua vez, significa que a adoração é inspirada e movida pelo Espírito Santo, pois ele nos ensina as coisas de Deus. E foi o próprio Jesus quem afirmou: “Deus é Espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade” (Jo 4.24). Aí está a verdadeira adoração: firmada pelo Espírito Santo na Palavra revelada que é Jesus Cristo, a verdade. Assim como na visão que João teve do céu, o Espírito Santo nos faz ser uma multidão de verdadeiros adoradores.

Oremos: Amado Pai celestial, que o teu nome seja louvado! Envia o Espírito Santo para que possamos render-te adoração e culto verdadeiros. Por teu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.