Publicado em: 20 de março de 2022
Acreditar 

Para: domingo, 20 de março de 2022
Texto: João 4.39-42 

“E muitos outros creram por causa da mensagem dele.” (Jo 4.41) 

Quando Jesus esteve na terra, ele empenhou-se para que as pessoas acreditassem nele. Ele queria que as pessoas confiassem que ele é o Salvador.  

O trabalho de Jesus frutificou muito, mas nem todos creram nele. Aliás, a incredulidade é uma forte marca da humanidade. Porém, Jesus nos dá ferramentas para lutarmos contra ela. Uma delas é a sua palavra. A mensagem de Deus cria a fé no coração dos que a ouvem. No texto de João 4.41, isso fica evidente: “E muitos outros creram por causa da mensagem dele”.  

Muitos acreditaram por causa da sua palavra falada. Portando, para acreditar é necessário que os ouvidos estejam abertos, pois é a mensagem da palavra que revela a obra de Cristo na cruz por nós. Deus deseja que sua palavra seja ouvida, para que as pessoas acreditem, sejam convertidas e recebam o perdão dos pecados, a salvação e a vida eterna. Cristo nos dá isso porque ele é o conteúdo da mensagem. Tudo o que Jesus conquistou na cruz, vem a nós pela pregação da palavra. Por isso, Deus quer que sejamos ouvintes assíduos da sua palavra. 

Por meio da sua palavra viva, o Espírito Santo age, cria o arrependimento em nós e nos faz acreditar no perdão de Deus. Também pela palavra de Deus somos motivados a falar e demonstrar o nosso amor a Deus e às pessoas ao nosso redor. Assim, afirmamos que a mensagem do evangelho prova que Jesus nos ama, pois a sua função é criar a fé, passando pelos ouvidos e chegando no coração.  

Agora, vamos nos empenhar para que a palavra de Jesus chegue a muitas pessoas. Falemos de Cristo para que mais pessoas acreditem e confiem nele como o seu Salvador. Jesus Cristo, com sua palavra, sempre está perto de nós para nos perdoar e renovar. 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado porque a tua palavra que salva chegou até nós. Dá-nos vontade para compartilhar com todos a tua mensagem de perdão e salvação. Em teu nome oramos. Amém.