Publicado em: 12 de outubro de 2018
Acompanhando sempre

Para: Sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Rute 1.1-19

“O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus.” (Rt 1.16)

Um morador de rua calmamente subia a estrada. Um cachorro o acompanhava. De repente, o homem mandou o cachorro embora. Mas o animal insistia em ficar com ele. E, assim, os dois subiram a estrada.

Esta história de companhia ilustra o que aconteceu com Rute. Ela era uma moradora de Moabe, terra estrangeira, e não pertencia ao povo de Deus. Casou-se com um dos filhos de Noemi, que havia procurado a região, junto de seu marido e filhos, a fim de ter melhores condições de vida. Seus filhos faleceram, e também o seu marido. Noemi decidiu voltar para Judá. Antes, dispensou Rute para voltar à sua terra e aos seus parentes. No entanto Rute afirmou: “Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus” (Rt 1.16).

Rute enfrentaria a pobreza, a falta de casamento, a ausência de filhos e o preconceito em Israel. Mesmo assim, ela estava decidida a acompanhar Noemi. O que levou Rute a essa atitude? Certamente foi a fé demonstrada por Noemi e por sua família. Isso influenciou Rute a ter fé no Deus de Israel. Em Belém, Rute casou-se novamente e seu nome está registrado para sempre na história, pois do seu filho com Boaz, chamado Obede, Deus providenciou a continuação da linhagem sagrada, de onde veio Davi e, posteriormente, Jesus.

Quando nos damos conta das bênçãos que temos ao lado de Deus, não queremos mais abandoná-lo. Podem nos sobrevir a fome, a miséria e o preconceito, mas quando percebemos que somente em Deus temos perdão de pecados por causa de Jesus, que deu a sua vida na cruz, não há melhor escolha a fazer do que segui-lo. Ao segui-lo, temos a promessa de herdarmos a vida eterna e habitar eternamente ao lado de Deus.

Oremos: Deus, ensina-me a viver ao teu lado, a fim de herdar a vida eterna. E que nada neste mundo me separe do que tu tens preparado para mim. Amém.