Publicado em: 17 de março de 2020
Acima da dúvida, a Palavra permanece 

Para: terça-feira, 17 de março de 2020
Texto: Números 14.1-10  

“Se o Senhor Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica. (Nm 14.8) 

A pedido dos israelitas, Deus permitiu que doze espias entrassem na terra de Canaã para buscarem informações sobre ela. Após quarenta dias, esses espias retornaram e, de fato, falaram muita coisa sobre a terra, da mesma forma como Deus a havia descrito. No entanto, dez dos espias temiam os habitantes dela e, por isso, estavam em dúvida sobre avançar ou não. 

A dúvida desses espias envenenou todo o arraial. E assim, todos os israelitas reclamaram contra Moisés e Arão e disseram: — Seria melhor se tivéssemos morrido no Egito ou mesmo neste deserto! Por que será que o Senhor Deus nos trouxe para esta terra? (Nm 14.2-3). Essa atitude do povo revelou sua falta de fé em quem Deus é, e naquilo que ele pode fazer. Vendo isso, Josué e Calebe, os outros dois espias, falaram a todo o povo: A terra que fomos espionar é muito boa mesmo. Se o Senhor Deus nos ajudar, ele fará com que entremos nela e nos dará aquela terra, uma terra boa e rica. Porém não sejam rebeldes contra o Senhor e não tenham medo do povo daquela terra” (Nm 14.7-9). 

Apesar desse testemunho de fé, diz o texto bíblico que o povo ameaçou matá-los a pedradas, mas, de repente, todos viram a glória do Senhor aparecer sobre a Tenda Sagrada (Nm 14.10). 

Essa história mostra que a fé no Senhor não é uma obra naturalmente humana. É dom de Deus. Portanto, assim como o povo de Israel duvidou, nós também duvidamos. Entretanto, acima dessa nossa falha, a Palavra do Senhor permanece, e é ela, sob o poder do Espírito Santo que pode nos levar a crer. Portanto, peçamos a Deus por arrependimento e fé, mediante Jesus Cristo, a Palavra encarnada, para que possamos confiar nele e segui-lo. 

Oremos: Amado Pai celestial, ajuda-nos em nossa falta de fé. Envia o teu Espírito Santo e guia-nos. Em nome de Jesus. Amém.