Publicado em: 24 de fevereiro de 2024
Aceitos por Deus, temos paz

Para: sábado, 24 de fevereiro de 2024
Texto: Romanos 5.1-5  

“Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5.1) 

A culpa rouba a paz! É isso o que acontece nos relacionamentos humanos. Quando ofendemos alguém, não conseguimos estar em paz, a não ser que esta pessoa nos estenda o perdão. O perdão devolve a paz. Se isso é real nos relacionamentos humanos, é ainda muito mais real e necessário no relacionamento com Deus. 

Nós reconhecemos que somos pecadores e que não cumprimos os mandamentos de Deus. Nós estamos em dívida com Deus. Será que ele nos castigará? Ou será que, mesmo assim, nos aceitará? Como viver em paz? A palavra de Deus responde nossas inquietações por meio da Carta aos Romanos, onde o apóstolo Paulo escreveu: “Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). 

O texto bíblico cita três coisas importantes: fomos aceitos por Deus, fomos aceitos pela fé em Deus, e agora temos paz com Deus por meio de Jesus. Para os cristãos colossenses, o apóstolo Paulo escreveu que “por meio do Filho, Deus resolveu trazer o Universo de volta para si mesmo. Ele trouxe a paz por meio da morte do seu Filho na cruz” (Cl 1.20). Ou seja, Deus não ignorou a culpa e o pecado humano, contudo decidiu castigar seu Filho em lugar dos pecadores. Por isso, agora o perdão é oferecido e dado em Jesus. Deus aceita e declara sem culpa os que confiam no sacrifício de Jesus como substituto dos seres humanos. Ali está a paz.  

E isso é graça, é presente de Deus que nos alegra. E nada pode nos tirar essa alegria e essa paz, nem mesmo os sofrimentos da vida, pois os sofrimentos produzem paciência e nos fortalecem na esperança de sermos recebidos por Deus na glória do céu! 

Oremos: Querido Deus e gracioso Pai, o teu perdão nos renova, alegra o nosso viver e nos dá paz. Firma-nos na fé em Jesus e dá-nos a bênção de seguir nossa jornada em paz. Em nome de Jesus. Amém.