Publicado em: 03 de março de 2020
Abrão creu 

Para: terça-feira, 3 de março de 2020
Texto: Gênesis 15.1-6 

Olhe para o céu e conte as estrelas se puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes. (Gn 15.5) 

Depois dos terríveis juízos expressos no dilúvio e na torre de Babel, Deus planejou um novo começo. Em sua extraordinária benevolência, o Senhor chamou a si mesmo de Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Três patriarcas que passaram por fortes emoções e enfrentaram difíceis situações. No entanto, colaboraram para a realização dos propósitos divinos, no plano de Deus para a redenção do mundo. 

Não é à toa que Abrão é chamado de “o pai da fé. Deus prometera fazer dele uma grande nação. Porém, enquanto Abraão envelhecia, parecia que isso se tornava cada vez menos possível. Abraão não duvidou de Deus. Apenas não entendia o que Deus estava fazendo. Mas continuou confiante de que o Senhor faria dele uma bênção para todos os povos. Esse sonho se tornou uma obsessão para ele. O grande homem de fé também teve as suas hesitações, mas Deus permaneceu fiel disse a Abraão: “Olhe para o céu e conte as estrelas se puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes” (Gn 15.5). E a Bíblia afirma que “Abraão creu” (Gn 15.6). 

Às vezes esquecemos que Deus aguarda até que toda a esperança na carne se desvaneça, antes que ele execute os seus maravilhosos feitos. Dessa maneira somente Deus é glorificado e nossa fé é exercitada. 

Essa promessa de Deus continuou se cumprindo com a multiplicação do povo de Israel e ao longo dos séculos por meio da missão da Igreja, pois todos aqueles que pertencem a Cristo são descendência de Abraão, uma vez que ele é o pai espiritual de todos os que creem. E hoje temos o privilégio de exercer uma fé profunda, pois vimos Deus levar até o fim o que começou. Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). 

Oremos: Ó Deus, dá-nos mais fé. Firma nosso coração na certeza do cumprimento de tuas promessas. Perdoa as nossas fraquezas e conduze-nos sempre sob a graça, o amor e a paz do Salvador Jesus. Amém.