Publicado em: 04 de janeiro de 2022
A voz do Senhor

Para: terça-feira, 4 de janeiro de 2022
Texto: Salmo 29

“A voz do Senhor é cheia de poder e majestade.” (Sl 29.4)

Na infância, o menino sofreu um choque em meio a um forte temporal, provocado por uma descarga elétrica que enrijeceu os seus braços por um bom tempo. Depois desse episódio, toda vez que aparecia uma nuvem no céu ele começava a sentir medo. Levou muito tempo para ele aprender a conviver com esses temores.

O salmista Davi, no Salmo 29, fez uma leitura diferente dos relâmpagos, trovões e outros fenômenos da natureza e viu neles a manifestação do Criador: “A voz do Senhor é cheia de poder e majestade” (Sl 29.4). Ele reconheceu não apenas o poder do Criador, mas também a sua dádiva ao preservar sua criação, e convidou todos a louvar o Criador num hino de gratidão: “Deem ao Senhor a honra que ele merece; curvem-se diante do Senhor, o Santo Deus, quando ele aparecer” (Sl 29.2).

Se a voz do Senhor é tremenda quando é ouvida sobre as águas, faz brilhar o relâmpago, faz tremer o deserto, sacode os carvalhos e arranca as folhas das árvores, imagine como foi o seu poder, lá no início, ao dizer: “Que haja a luz!” e a luz começou a existir. Quando Deus fala, as coisas acontecem. De fato, a sua voz é cheia de poder e majestade.

Ainda bem que Deus fala de uma maneira suave para tirar de nós o medo de seu poder e juízo. Ele resolveu nos envolver em seu amor que nos acolhe no seu único Filho, “para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Jesus é a voz de Deus que se tornou um ser humano e veio morar entre nós.

Jesus, com sua voz amorosa, nos convida a lançar sobre ele todos os nossos medos e nos anima a enfrentar as dificuldades do mundo com determinação: “No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo” (Jo 16.33).

 

Oração: Amado Deus, continua preservando nossa vida com tua voz criadora e nos chama para perto de ti com tua amorosa voz em teu filho Jesus, que nos perdoa e nos anima para vencermos as dificuldades da vida. Amém.