Publicado em: 17 de dezembro de 2020
A vitrine de Deus 

Para: quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
Texto: Salmo 80.1-7 

“Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos.” (Sl 80.7)

Quando o povo de Israel pediu ajuda, utilizou palavras fortes e justificadas:  “pão de lágrimas para comer e um copo cheio de lágrimas para beber. As nações vizinhas estavam brigando por causa da terra de Israel. Isso aconteceu em praticamente todos os períodos da história. Ali existia uma rota comercial entre o norte e o sul, atraindo olhares e interesses de muitas nações. Aquele território era um lugar estratégico e com zonas muito férteis ao lado do rio Jordão e, por isso, os habitantes da região sofriam com guerras e invasões. 

Vários conceitos interessantes aparecem nSalmo 80, de Asafe. A visão que aqueles que cantavam o salmo tinham sobre Deus era correta: “Mostra-nos a tua misericórdia, e seremos salvos” (Sl 80.7), pediamPor isso o salmo se parece com uma vitrine, onde o dono da loja mostra o que tem de melhor e as ofertas do dia. Na vitrine de Deus aparece o cuidado que ele tem como pastor do seu rebanho, que chega ao ponto de sacrificar-se pelas suas ovelhas. E isso realmente aconteceu anos mais tarde, por meio da cruz de Jesus. 

Repetir ideias era algo comum na literatura da época e servia para sublinhar um tema e lembrar o mais importante. Novamente a vitrine de Deus neste salmo ressalta que Deus mostra a sua misericórdia para com o seu povo, misericórdia como sentimento e interesse pelo outro.  

Às vezes, somente a misericórdia não resolve o problema. É necessário poder. E Asafe repete as qualidades de Deus: “Mostra-nos o teu poder; vem e salva-nos” (Sl 80.2). Mais que liberar o território de Israel das mãos inimigas, a principal finalidade de Deus é salvar eternamente os filhos que nunca deveriam ter abandonado o Criador. Essa finalidade custou caro, mas está à nossa disposição pela fé em Jesus Cristo. 

Oremos: Pai amado, continua mostrando tua misericórdia e teu poder mesmo quando te deixamos de lado. Em nome de Jesus. Amém.