Publicado em: 04 de novembro de 2017
A sangue e água

Para: Sábado, 04 de novembro de 2017

Texto: Hebreus 9.15-22

“De fato, de acordo com a lei, quase tudo é purificado com sangue. E, não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados.” (Hb 9.22)

Sabemos, por experiência própria ou por observação, que entre irmãos nem sempre reina a paz. Especialmente quando somos crianças. A proximidade e disputas de objetos, atenção e território fazem com que as desavenças sejam contínuas. No entanto, fora de casa, é muito comum que quando alguém critique um irmão para o outro, os vínculos de sangue falem mais alto e aquele irmão saia em defesa do outro.

A Bíblia toda deveria ser lida como se cada letra fosse escrita com o sangue de Cristo. Aliás, sangue é o fio vermelho de toda a Escritura Sagrada. Desde a queda em pecado, quando Deus teve que sacrificar um animal para cobrir a nudez do ser humano, passando pelo homicídio entre os irmãos Caim e Abel, até a morte de Cristo na cruz, tudo se trata de sangue, de pecado e de perdão. Por isso, o autor da carta aos Hebreus afirma: “E, não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados” (Hb 9.22).

Porém, nosso vínculo com Deus e com os nossos irmãos se dá por meio da água. Se trata da água do batismo, no qual morre nosso velho homem de sangue, carnal, e renasce um novo ser, espiritual, que nos torna parte de uma grande família, a família da fé, na qual defendemos uns aos outros, ainda que possivelmente tenhamos problemas internos.  Somos unidos no bom combate da fé, diante do mundo e do Diabo.

Se você já faz parte dessa família, que bom! Siga fortalecendo os vínculos da comunhão no Corpo de Cristo. Se você ainda não faz parte dessa família, procure integrar-se a uma. A Igreja é um pouco do céu à sua disposição agora e o caminho seguro em família para a vida eterna. Sangue e água, substantivos do projeto de Deus para nossa felicidade e salvação.

Oremos: Senhor Deus, que o teu perdão obtido pelo sangue de Jesus derramado na cruz lave o meu orgulho e me leve ao bom convívio com os meus irmãos na fé. Em nome de Jesus. Amém.