Publicado em: 27 de dezembro de 2022
A sabedoria que vem da fé 

Para: terça-feira, 27 de dezembro de 2022
Texto: Salmo 111 

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor.” (Sl 111.10) 

O que a fé faz acontecer na nossa vida? A Bíblia Sagrada nos ensina que a fé é um presente de Deus. Através dela, Deus nos concede o gracioso perdão conquistado por Cristo. Isso já é algo incrivelmente grandioso, mas podemos ser gratos por outros dons que recebemos com ela. 

Uma outra coisa que a fé faz é mudar o nosso jeito de pensar, de compreender nossa vida e tudo o que está ao nosso redor. O pecado, que manchou toda a criação de Deus, também nos tornou ignorantes. Ele deturpou a maneira como entendemos a realidade, fazendo com que foquemos nossa vida naquilo que não representa o real propósito de nossa existência. Egoísmo, indiferença, violência, idolatria e ganância são exemplos desse seu efeito destrutivo. 

Ao ser dada a nós, a fé nos dá discernimento espiritual: “Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor” (Sl 111.10). Ela muda nossa maneira de pensar e nos ajuda a ver a vida através dos olhos de Deus. Isso abre a nossa compreensão para quem nós somos e para quem Deus é. A fé nos faz reconhecer a grandiosidade dos maravilhosos feitos de Deus, como o envio do seu filho Jesus para se tornar nosso Salvador. Pela fé, passamos a compreender o mundo através do amor e da graça de Deus. É também sobre isso que refletiu C. S. Lewis quando escreveu: “Acredito no cristianismo assim como acredito que o sol nasceu, não apenas porque o vejo, mas porque através dele vejo todo o resto”. 

A fé traz para nossa vida a luz que emana do próprio Deus, a qual nos faz compreender o seu grandioso amor e nos chama para vivermos esse mesmo amor com todos ao nosso redor, partilhando as dádivas com as quais nós mesmos fomos agraciados. É nessa fé que encontramos a sabedoria celestial. 

Oremos: Querido Jesus, obrigado pela tua luz que ilumina minha vida e minha mente. Enriquece-me com a sabedoria que recebo através da fé. Amém.