Publicado em: 03 de dezembro de 2022
A promessa que restaura a alegria 

Para: sábado, 03 de dezembro de 2022
Texto: 2Pedro 3.8-13  

“Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele.” (2Pe 3.13) 

Tudo o que Marcos tinha era um carro velho que vivia enguiçando. Certo dia, ao sair do trabalho, percebeu que o carro havia sido furtado. Entrou em desespero e chorou amargamente. Alguns amigos tentaram consolá-lo dizendo que o carro era uma encrenca, mais estragava do que andava. Mas, e daí? Era o único que Marcos tinha e por isso o lamento. 

Nosso mundo não é perfeito. É cheio de problemas e sofrimentos. Mesmo assim, a ideia de que ele terá um fim pode ser assustadora. Como Marcos, muitos olharão para esta vida e dirão “é tudo o que tenho”. Admitir que “a terra e tudo o que existe nela vão sumir” (2Pe 3.10) significa aceitar que os planos e obras humanas foram em vão. 

Marcos ainda chorava pelo seu carro velho quando seus amigos prometeram que fariam uma “vaquinha” para ajudá-lo a comprar um novo. E essa atitude dos amigos devolveu a ele a esperança e a alegria. 

Na Bíblia, Deus fez uma promessa muito maior. A vinda de Jesus, sua morte e ressurreição, abriram as portas para um mundo novo. É verdade que o mundo velho, cheio de pecado e maldade, terá um fim. “Porém Deus prometeu, e nós estamos esperando um novo céu e uma nova terra, onde tudo será feito de acordo com a vontade dele” (2Pe 3.13). 

Diante dessa promessa a alegria retorna ao coração. Não viveremos mais para construir castelos de areia, facilmente destruídos. Pelo contrário, agindo em amor e compartilhando o evangelho, espalharemos sementes que darão frutos eternos. Por isso, ao contemplar os sinais de que este mundo caminha para o fim, esperemos na promessa de Deus. Confiemos nela e continuemos levando ao mundo a mensagem de Cristo, fonte de alegria e verdadeira esperança. 

Oremos: Senhor amado, dá-nos o teu Espírito Santo para desejarmos de coração este mundo novo, que prometeste a todos aqueles que creem em Jesus Cristo. Em nome dele. Amém.