Publicado em: 12 de março de 2020
A poderosa e amorosa voz de Deus 

Para: quinta-feira, 12 de março de 2020
Texto: Salmo 19 

“No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda. (Sl 19.4) 

Talvez ninguém até hoje tenha ouvido a voz de Deus, a não ser aqueles que estiveram pessoalmente em sua presença, como Moisés, por exemplo. Deus falou com ele por meio de uma chama de fogo e depois no Monte Sinai.  

“No entanto, a voz do céu se espalha pelo mundo inteiro, e as suas palavras alcançam a terra toda” (Sl 19.4)Deus usa duas formas para sua voz alcançar o mundo e as pessoas. A primeira, é por meio da criação. O céu exalta a glória de Deus. Os astros não são divinos e nem controlam o destino das pessoas, mas eles falam do poder divino do seu criador. “Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma”, diz o apóstolo Paulo (Rm 1.20).  

Deus fala do seu poder pela natureza, mas não sobre quem nós somos e o que ele faz pelas pessoas. Isso ele faz por meio da palavra escrita, chamada de lei. Nela, a voz de Deus é ouvida de forma clara, pois é perfeita, dá força, entendimento e alegria. Ela clareia os nossos caminhos, e é recompensado quem guardá-la. Ela mostra que Deus é justo e que estamos em falta diante dele.  

A voz de Deus tomou forma humana e habitou entre nós. “Nestes últimos tempos ele nos falou por meio do seu Filho”, diz o autor da Carta aos Hebreus (Hb 1.2). A palavra que Deus quer que chegue a toda a terra é que todos ouçam a verdade que Cristo é a voz salvadora de Deus. É na sua voz que temos perdão, consolo e alegria, para viver aqui e na eternidade. Ele nos dá, e diz isso, em sua palavra escrita, no evangelho do seu filho Jesus. 

Oremos: Deus, preciso ouvir a tua voz, para que ela me traga o perdão, me acalmechame a minha atenção. Dá-me compreensão da tua lei e concede ministros fiéis da tua palavra para que reproduzam a tua poderosa e amorosa voz. Amém.