Publicado em: 06 de setembro de 2020
A pior surdez 

Para: domingo, 6 de setembro de 2020
Texto: Marcos 7.31-37  

Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: — ‘Efatá!’ (Isto quer dizer: ‘Abra-se!’)” (Mc 7.34) 

Um casal foi ao médico e, em meio às conversas, o marido chegou perto do doutor e disse-lhe: “Doutor, a minha esposa está surda. Ela não ouve mais o que digo”. O médico orientou o marido a fazer um teste: Distancie-se uns vinte metros de sua esposa e fale alguma coisa para ela. Se ela não ouvir, vá se aproximando de cinco em cinco metros até que ela lhe ouça”. Após cinco tentativas, já estando diante da esposa, o marido perguntou pausadamente: “O almoço está pronto?” Calmamente a esposa respondeu: Sim! É a quinta vez que lhe digo que a comida está na mesa! Moral da história: o surdo era ele mesmo e não a esposa. 

O evangelho de Marcos 7.31-37 descreve Jesus curando um surdo. Esse maravilhoso milagre de Jesus mostra que ele é o Senhor e Salvador prometido, pois cumpre a promessa de que os surdos ouviriam e os mudos falariam. De fato, Jesus é o Messias. 

O problema é que havia uma surdez pior na história. A surdez dos próprios discípulos. Infelizmente eles não conseguiam notá-la. No capítulo seguinte, Jesus lhes perguntou: Vocês têm olhos e não enxergam? Têm ouvidos e não escutam? (Mc 8.18). Os milagres de Jesus revelavam uma realidade muito maior do que simples curas. Era o Reino de Deus que estava diante deles, falando com eles, mas eles não conseguiam ver nem ouvir. 

Mas, assim como Jesus disse: “Efatá! (Isto quer dizer: Abra-se) (Mc 7.34), ao surdo e ele voltou a ouvir, Jesusapós a sua ressurreição, também abriu a mente dos apóstolos e eles ouviram o evangelho da cruz e da ressurreição. A nós, Jesus continua dizendo “Efatá! por meio da Palavra de Deus, a fim de abrir as nossas mentes para crermos em Jesus de todo coração. 

Oremos: Senhor, abre os meus ouvidos para a tua Palavra, a fim de que eu veja em Jesus a tua salvação e o Reino que vem. Amém.