Publicado em: 27 de agosto de 2022
A paz é o melhor pagamento 

Para: sábado, 27 de agosto de 2022
Texto: Romanos 12.17-21  

“No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.” (Rm 12.18)

Pagamentos, vencimentos, juros e correções. Com certeza essas são palavras bastante conhecidas de todos nós. Isso porque nossa vida é acompanhada dessas ações, estamos acostumados desde pequenos a pagar e receber.  

Mas, e nas relações humanas? Como pagamos pelo que recebemos? Depende. Uma coisa é pagar pelo bem que nos é feito, outra coisa é pelo mal. Retribuir pelo bem parece mais simples diante da felicidade que vivemos, mas pelo mal não é tarefa fácil. Diante dessa situação delicada, Deus nos diz através do apóstolo Paulo: “Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros”. Com essa orientação, o Senhor nos propõe a seguinte medida de pagamento: “No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas” (Rm 12.17-18).   

E então Deus nos convida a olhar para as mãos de Jesus e não para as nossas. Diante de algo que nos machucou, seja com palavras ou ações, se olharmos para nossas mãos, ou seja, para o que podemos fazer, iremos pagar com juros e correções em razão do pecado que habita em nós. Por isso, Deus nos convida a olhar para suas mãos, pregadas naquela cruz, de onde provém toda misericórdia, graça, paz e perdão. Sim, nesses momentos difíceis é preciso manter “os nossos olhos fixos em Jesus” (Hb 12.2). É preciso reconhecer que somos pecadores, que também não somos perfeitos, e rogar pela ajuda de Deus em situações delicadas para que Deus e sua paz guardem nosso coração e mente em Cristo Jesus.  

Assim, quando chegarem os vencimentos, podemos confiar que tudo está pago pela obra de Cristo. E então, repletos da paz que vem de Deus, podemos utilizá-la em nossa vida vencendo, pelo que Jesus fez na cruz, o mal com o bem.  

Oremos: Gracioso Deus, obrigado por nos levares a reconhecer os nossos pecados. Ajuda-nos a pagar e receber pagamentos com a paz do perdão concedido em Jesus. Amém.