Publicado em: 25 de dezembro de 2021
A Palavra continua morando entre nós 

Para: sábado, 25 de dezembro de 2021
Texto: João 1.1-14  

“A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade.” (Jo 1.14)

“A Bíblia é o berço em que o menino Jesus está deitado.” Esse dito é atribuído a Martinho Lutero, um profundo estudioso da Palavra de Deus. Podemos “deitar” Jesus em qualquer parte de uma Bíblia aberta e ele não estranhará, pois ele sempre esteve ali. É que Jesus é o centro da Bíblia e, como o evangelista João ensina, Jesus é a própria Palavra de Deus que morou entre nós: “A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade” (Jo 1.14).

Podemos enxergar Jesus na criação. Por meio da Palavra, Deus criou todas as coisas. Podemos enxergá-lo no chamado dos grandes líderes do povo de Deus. Abraão, Moisés e Davi foram chamados e guiados pela Palavra, nela confiaram e sobre ela firmaram a sua vida. Podemos enxergar Jesus na mensagem dos profetas do Antigo Testamento. Isaías, Miqueias e Zacarias predisseram a chegada do Servo de Deus, que viria salvar o mundo. 

A partir do nascimento de Jesus, celebrado hoje, podemos enxergar a Palavra morando entre nós: Palavra nascida de maneira milagrosa, Palavra que deixou os doutores do Templo admirados, Palavra que transformou água em vinho, Palavra que curou enfermos e ressuscitou mortos, Palavra que repreendeu o vento e o mar, Palavra que desafiou poderosos, Palavra da Vida que se deixou abater e, ao terceiro dia, após vencer a própria morte, voltou a ser proclamada, vitoriosa. 

Neste Natal, agradeça a Deus por ter essa Palavra ao seu alcance. Ouvi-la diariamente é estar perto do Salvador Jesus e permitir que Deus, por meio da Palavra, nos oriente, nos perdoe e nos anime. A Palavra que um dia criou todas as coisas continua morando entre nós. Ainda hoje, essa Palavra eterna recria, transforma e abençoa vidas. 

Oremos: Querido Deus, obrigado por tua Palavra eterna estar presente em nossa vida. Que a ouçamos e anunciemos. Em nome de Jesus. Amém.