Publicado em: 07 de abril de 2023
A novidade da cruz: morte voluntária

Para: sexta-feira Santa, 07 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: Isaías 52.13-53.12

“Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã.” (Is 53.7)

Ensanguentado, coroado de espinhos, o rosto machucado por causa das bofetadas dos soldados, um homem morre – entre dores e sofrimento. Abandonado pelas pessoas que ama, condenado pelos representantes do poder e da religião, morre morte solitária, pregado numa cruz. A cruz não representava nenhum símbolo santo. Era, isso sim, símbolo de vergonha e de criminalidade. Era o instrumento de tortura muito comum para castigar rebeldes e criminosos.

Alguma novidade? Aparentemente não. Milhares de pessoas já tinham morrido na cruz antes de Jesus. Milhares morreram morte violenta e até injusta depois dele. Mas, na cruz de Cristo, nós vamos encontrar uma novidade: Jesus Cristo não morreu como uma simples vítima do ódio humano. Ele morreu por amor. Não morreu por um ideal seu, mas morreu pelos seres humanos pecadores. Por todos! Ele morreu voluntariamente por você e por mim!

Na Bíblia Sagrada, nós lemos: “Ele foi maltratado, mas aguentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã” (Is 53.7). Você sabe por que ele ficou calado, como uma ovelha muda? Por nossa causa. O Cordeiro de Deus, a ovelha muda, morreu morte voluntária porque você e eu somos ovelhas desgarradas, desobedientes, pecadoras. Se pecado é ofensa contra Deus, o seu preço precisava ser pago.

E aí está a novidade da cruz. Jesus disse: “Eu vou pagar esse preço, voluntariamente, por amor, porque sem derramamento de sangue, não há perdão dos pecados”. Ou seja, Deus inverte a situação: já não são as ovelhas desgarradas e pecadoras que vão pagar pelos seus pecados. Agora, aquele que não tinha pecado leva sobre si o nosso pecado. Que bendita é a cruz de Jesus Cristo!

Oremos: Meu amado Salvador Jesus, obrigado por morreres por nós. Amém.