Publicado em: 01 de outubro de 2022
A nova vida em Cristo 

Para: sábado, 01 de outubro de 2022
Texto: Filipenses 3.12-14  

“Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.” (Fp 3.14) 

O apóstolo Paulo, reconhecendo tudo aquilo que Deus em Cristo realizou por ele, escreve aos Filipenses, dizendo: “Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus” (Fp 3.12). Em outras palavras, o que o apóstolo está ensinando é algo muito importante: tudo o que precisava ser feito por nós, para nosso perdão, vida e salvação, Cristo já realizou. No entanto, enquanto permanecemos nesta vida, ainda continuamos a nossa corrida, visto que o pecado e as suas consequências continuam junto de nós procurando nos tirar da esperança concreta de que, em Cristo, o prêmio final já é nosso. 

Paulo argumenta: “É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente” (Fp 3.13). Isto é, nós, que já fomos conquistados por Cristo, precisamos agora permanecer nele. E isso nós fazemos quando, pela ação do seu Santo Espírito, lutamos contra a nossa própria natureza pecaminosa, contra o mundo e contra o Diabo. Essa é uma luta que travaremos até o nosso dia derradeiro. Entretanto, não é uma batalha como tantas outras em que não se sabe quem sairá vitorioso. Afinal, em Cristo, nós já somos mais que vencedores. E isso, não por nossa causa, mas sim por causa daquele que já venceu por nós e nos conquistou. 

Nessa certeza, o apóstolo Paulo concluiu: “Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus!” (Fp 3.14). 

Oremos: Gracioso Pai, pela ação do teu Espírito Santo, afasta-nos dos caminhos destrutivos do pecado e leva-nos a seguir aquele que é o caminho, a verdade e a vida, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.