Publicado em: 18 de abril de 2022
A notícia que vence o medo 

Para: segunda-feira, 18 de abril de 2022
Texto: João 20.19-22  

“Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês.” (Jo 20.21) 

Em tempos de falta de segurança, a experiência do medo é muito comum. São milhares de pessoas que chegam em casa e se trancam, com medo de serem roubadas ou de sofrerem alguma violência. Se você sabe do que estamos falando, você vai entender bem o que aconteceu com os discípulos de Jesus logo depois da Páscoa. 

Os discípulos viram o seu Mestre ser preso, julgado injustamente e pendurado na cruz. Eles viram isso tudo acontecer. Eles viram Jesus morto e sabiam que ele tinha sido sepultado. Eles sabiam que o que tinha acontecido com Jesus poderia acontecer com eles. Por isso, eles, com medo, se trancaram dentro de uma casa. Mas o que aconteceu nos dias seguintes tirou deles todo o pavor e lhes deu a coragem de até arriscarem a sua vida. Jesus apareceu na casa onde eles estavam. Jesus provou que ele era o mesmo que havia sido pendurado na cruz. Jesus estava vivo! Ele falou com eles e lhes deu uma missão: “Que a paz esteja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês” (Jo 20.21). Isso mudou a história dos discípulos. 

Esse é o sentido maior da Páscoa. Ela tira o medo do nosso coração e nos dá esperança. O medo perde o seu domínio sobre nós. A morte não é o fim de tudo. Jesus venceu a morte. E a missão que Jesus deu aos seus discípulos é hoje dada para todos os que creem. Somos enviados a dar essa notícia para o mundo.  

Quando vemos a história da Páscoa, nos sentimos encorajados a não deixar o medo nos vencer. Jesus venceu a morte. Quem nele crê tem vida eterna. Essa mensagem é transformadora. Confie em Jesus. E aceite o seu desafio: diga para as pessoas que há esperança. Diga que Deus existe e que a vida é eterna. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado pela boa notícia da ressurreição de Jesus Cristo. Quando o medo quiser dominar minha vida, lembra-me de que Jesus venceu a morte e que há esperança. E dá-me coragem para viver para servir a ti e ao meu próximo. Em nome de Jesus. Amém.