Publicado em: 08 de março de 2021
A mulher é criação especial de Deus 

Para: segunda-feira, 8 de março de 2021
Texto: Gênesis 2.18-23 – DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

Depois o Senhor disse: — Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade. (Gn 2.18)

O Dia Internacional da Mulher nos proporciona um momento importante de respeito, valorização reflexão sobre os direitos, a dignidade, o trabalho e a vida das mulheres. A maneira como pensamos sobre as mulheres precisa estar em harmonia com o que o próprio Deus, seu Criador, deseja. 

O relato da criação nos ajuda a entender quem é a mulher no plano divino. Em Gênesis, capítulo 2, versículo 18, está escrito: “Depois o Senhor disse: — Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade. A mulher é criação especial de Deus. O homem sozinho não era pleno. Ao ver a mulher, Eva, como perfeita criação de Deus, o homem, Adão, disse: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos (Gn 2.23). 

Deus não criou a mulher como um ser menor ou maior, mas como alguém para estar lado a lado. Mulher e homem foram criados com características distintas que se completam e não diminuem, nem um nem outro, em dignidade ou capacidade. Ambos foram criados “parecidos com Deus” (Gn 1.27), perfeitos em santidade e justiça. 

Infelizmente, com a queda em pecado, essa perfeição foi corrompida e, consequentemente, surgiram o desrespeito, a desigualdade e a falta de amor. Mas com o perdão de Jesus Cristo, conquistado na cruz, unidos com ele as diferenças são eliminadas. “Desse modo não existe diferença entre judeus e não-judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos vocês são um só por estarem unidos com Cristo Jesus” (Gl 3.28). Assim, o respeito e os direitos são dados igualmente a todos, sempre entendendo que somos criação especial de Deus e salvos por ele. 

Oremos: Bondoso Deus, somos gratos pela dedicação das mulheres em nossas famílias e pelo papel fundamental que desempenham em nossa sociedade. Ajuda-nos a sempre valorizarmos a mulher como tua criação especial. Em nome de Jesus. Amém.