Publicado em: 26 de setembro de 2018
A maior riqueza

Para:  Quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: 1 Timóteo 6.17-19

“Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm.” (1Tm 6.18)

Por vezes somos tentados a acreditar naqueles que dizem que o dinheiro compra tudo. Podemos reconhecer que essa é uma tentação realmente difícil de se resistir. Como não reconhecer a importância do dinheiro quando se tem contas para pagar? Como dizer que basta ter saúde quando a saúde também depende de um dinheiro bem empregado?

O dinheiro compra remédios, paga cirurgias, compra comida, roupas, calçados e tantas outras coisas. Mas ele tem as suas limitações. Ele não pode fazer com que o remédio tenha o efeito desejado, ele não segura o bisturi na cirurgia, ele não serve de roupa e nem podemos calçá-lo. O dinheiro possibilita muitas coisas em nossa vida, mas ele não é a nossa vida.

O apóstolo Paulo fala em 1 Timóteo 6.18-19 de uma vida verdadeira: “Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida”. Ele não quer dizer com isso que existe uma vida verdadeira e outra falsa, e sim que existe uma ideia certa e outra errada sobre a vida. É errado pensar que a nossa vida depende de quanto possuímos. É errado pensar que o valor de uma vida dependa do dinheiro que ela tem ou que deixa de ter.

É certo, porém, pensar que a nossa vida é fruto de uma doação. Jesus doou a sua vida por nós para que tivéssemos a verdadeira vida. Essa vida é a nossa maior riqueza porque, diferentemente do dinheiro, ela jamais termina. Por isso somos convidados a doar um pouco de nossa vida para que outras pessoas também tenham essa vida verdadeira.

Oremos: Deus, nós te agradecemos porque nos deste a vida verdadeira. Guarda-nos até o fim para que vivamos hoje e eternamente contigo. Por Jesus. Amém.