Publicado em: 03 de janeiro de 2022
A luz do Senhor

Para: segunda-feira, 3 de janeiro de 2022
Texto: Isaías 60.1-6

“A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas, mas a luz do Senhor está brilhando sobre você.” (Is 60.2)

A escuridão traz desconforto, deixa a pessoa insegura e provoca medo. O estranho é que as pessoas escolheram andar na escuridão quando se distanciaram de Deus, entraram no labirinto da morte e não acharam mais o caminho da volta. Desde então, os caminhos escolhidos são de mágoas, sofrimentos, conflitos e a história de nosso mundo é marcada pela violência, destruição e morte. O profeta Isaías concluiu: “A terra está coberta de escuridão, os povos vivem nas trevas”.

Ainda bem que Isaías continuou: “Mas a luz do Senhor está brilhando sobre você” (Is 60.2). Ele faz referência profética ao que aconteceu no Natal. Naquela ocasião, a luz divina resplandeceu no rosto do menino nascido em Belém. Essa luz que envolveu os anjos no primeiro Natal, brilhou muito mais forte quando o túmulo, onde foi colocado o corpo de Jesus, se abriu e ele saiu ressuscitado, mostrando-se vencedor sobre a morte e a escuridão do pecado.

Isaías profetizou que, em Jesus, a luz do Senhor iria brilhar neste mundo em trevas. E como não existe escuridão que consiga apagar a luz de uma simples vela, nenhuma treva poderá apagar a luz do Senhor. O mais espantoso é o que Jesus disse: “Vocês são a luz para o mundo” (Mt 5.14). Conectados a ele pela fé, essa luz brilha em nossa vida e ilumina este mundo que está em trevas.

Isaías, no começo do seu livro, escreveu: “Vamos caminhar na luz que o Senhor nos dá (Is 2.5). Nós estamos no começo de mais um ano, que é novo no calendário, mas velho nos problemas que se repetem continuamente. Entretanto, podemos enfrentar as dificuldades que surgirem com total confiança na luz que o Senhor dá, pois à medida que vamos andando, a luz do Senhor se adianta e ilumina o nosso caminho.

Oração: Senhor Jesus, ilumina a nossa vida com a luz da tua Palavra e fortalece nossa fé com o teu Espírito Santo para que a tua luz reflita em nossa maneira de viver. Amém.