Publicado em: 09 de dezembro de 2023
A longanimidade de Deus

Para: sábado, 9 de dezembro de 2023
Leia em sua Bíblia: 2Pedro 3.8-13 

“O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam.” (2Pe 3.9) 

Vivemos numa época em que temos a sensação de que tudo corre velozmente. Os meios de transporte estão cada vez mais rápidos. A velocidade das informações impressiona. Percebemos ainda que os equipamentos de comunicação e os computadores de ontem já estão desatualizados. A correria da vida, na qual estamos envolvidos, nos deixa sem paciência com as pessoas e com Deus. 

É muito comum querermos soluções imediatas para os nossos problemas. Além disso, quando olhamos para mundo ao nosso redor e o aumento acelerado de tudo aquilo que nos causa sofrimentos e angústias, por causa do pecado, desejamos que Jesus volte logo. Aliás, Jesus prometeu que voltará para buscar as pessoas que creram nele. Naquele dia, Jesus criará um novo céu e uma nova terra. Lá, as palavras e ações serão santas. A alegria será permanente. A tristeza não terá lugar. A vida será eterna. Lá, estaremos na presença de Deus para sempre. É sobre isso que o apóstolo Pedro escreveu na sua segunda carta, capítulo 3, versículo 9: “O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam”. 

Por que, então, Jesus não volta logo? Ao contrário do que podemos pensar, ele não está atrasado e nem se esqueceu da sua promessa. Jesus é longânimo. Ele usa o tempo para nos servir com a sua graça. O seu desejo amoroso é que ninguém seja condenado, mas, que todos se arrependam dos seus pecados e sejam salvos. A longanimidade de Jesus nos ensina a esperar com paciência, por sua graça e misericórdia, nesta vida, para a eternidade. 

Oremos: Obrigado Senhor, por teres paciência conosco a cada dia. Leva-nos ao sincero arrependimento dos nossos pecados e perdoa-nos. Ensina-nos a esperarmos. Permita que vivamos na fé no seu Filho, nosso Salvador Jesus. Amém.