Publicado em: 12 de setembro de 2020
A língua já deu muito o que falar 

Para: sábado, 12 de setembro de 2020
Texto: Tiago 3.1-12 

Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. (Tg 3.9) 

A língua já deu muito o que falar: palavras carinhosas e maldosas, frases de amor e de ódio, mensagens edificantes e arrasadoras. Grandes e graves problemas em diversos relacionamentos na família, na escola, na igreja e na vizinhança tiveram origem na língua afiada. Muitas das palavras proferidas podem machucar e ofender o próximo. 

E a nossa língua? Está dando o que falar? Tiago nos apresenta duas formas de usarmos a língua: “Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus” (Tg 3.9)Preocupado com o uso que fazemos das palavras, e sabendo como é a língua do ser humano, Deus nos deu o oitavo mandamento: “Não dê testemunho falso contra ninguém” (Êx 20.16). Martinho Lutero explica esse mandamento desta forma: “Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não mentir com falsidade, trair, caluniar ou difamar o próximo; mas devemos desculpá-lo, falar bem dele e interpretar tudo da melhor maneira”. 

Como usar a língua? Para ajudar na resposta, uma breve história: uhomem procurou o filósofo Sócrates e disse-lhe que precisava contar algo sobre uma pessoa. Sócrates olhou para o homem e perguntou:  “O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?” A primeira peneira é peneira da verdade. O que queremos contar sobre os outros é fato ou é fake news? A segunda peneira é a da bondade. O que queremos contar ajuda a construir ou destruir a fama do próximo? A terceira é a da necessidadeO que vamos contar resolve algo? Pode melhorar o mundo ao seu redor? 

Usemos a nossa língua para falar do amor de Jesus, que nos oferece vida, sempre. E que a nossa oração diária seja: “Ó Senhor, controla a minha boca e não me deixes falar o que não devo! (Sl 141.3). 

Oremos: Senhor Deus, pedimos-te sabedoria no uso diário de nossa língua. Que palavras de gratidão e amor saiam da nossa boca. Em nome de Jesus. Amém.