Publicado em: 17 de outubro de 2021
A justiça de Deus não tarda e não falha 

Para: domingo, 17 de outubro de 2021
Texto: Lucas 18.1-8 

“Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo?” (Lc 18.7) 

Jesus contou uma história em que um juiz ruim demorava muito para julgar o caso de uma viúva contra seu adversário. Essa viúva, que precisava da decisão do juiz, decidiu ficar incomodando e pedindo até que o juiz julgasse o seu caso. O juiz, por fim, julgou e decidiu em favor dela para que ela parasse de incomodá-lo. 

Jesus contou essa história para nos ensinar duas coisas. Em primeiro lugar, ele nos ensina que se até mesmo um juiz ruim é capaz de fazer justiça, quanto mais podemos esperar de Deus, que é mais justo do que todos. Em segundo lugar, se um juiz ruim, que não se interessava pelo caso da viúva, levou um certo tempo para fazer justiça, Deus, que se interessa por nós, será muito mais ágil ao nos atender. Para deixar clara a sua lição, Jesus falou: “Será, então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Será que ele vai demorar para ajudá-lo?” (Lc 18.7). 

Jesus ensinou essas coisas porque ele queria que todos conversassem com Deus, agradecendo pelo que já receberam e manifestando as suas necessidades. Deus está interessado na sua vida e sempre vai julgar a seu favor, se isso ajudar você a permanecer no caminho da vida eterna. O único ato de injustiça que Deus já cometeu foi a morte do inocente Jesus na cruz para nos salvar. Se ele fez isso por você, peça a ele tudo o mais de que você precisa. E aceite a resposta do Deus que é sempre justo para considerar o seu caso e decidir o que for melhor para você. 

Oremos: Querido Deus, Senhor e juiz, obrigado por ouvires nossas solicitações. Por favor, faz justiça na nossa vida. E quando não entendermos como as tuas escolhas estão sendo justas, ajuda-nos a aceitarmos humildemente o que o Senhor tem para nós. Amém.