Publicado em: 20 de fevereiro de 2020
A justiça de Deus 

Para: quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
Texto:  

Os céus anunciam que Deus é justo e que ele mesmo é quem vai julgar. (Sl 50.6) 

O cristão confessa: creio que Jesus subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde voltará para julgar os vivos e os mortos. Isso é anunciado no Salmo 50.6: “Os céus anunciam que Deus é justo e que ele mesmo é quem vai julgar”. Surge imediatamente a questão: como Deus vai julgar, ou, qual é o critério do seu julgamento? 

Para ilustrar esse julgar, vamos lembrar a parábola contada por Jesus em Lucas 18, sobre o fariseu e o publicano que se dirigiram à igreja com intuito de orar. O fariseu, fazendo um autoelogio, confessaÓ Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho. O publicano, entretanto, ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!  Jesus conclui dizendo: “Eu afirmo a vocês que o publicano, e não o fariseu, voltou para casa justificado, em paz com Deus”.  

Essa parábola, na figura do fariseu, lembra que a justiça de Deus vai muito além das aparências ou do mero ritual religioso cumprido com piedade. O Salmo 50 também faz a denúncia de um povo que se escondia em uma religiosidade hipócrita, escondendo, assim, a gravidade do pecado. 

Na figura do publicano está a confissão do pecador, que não apresenta coisa alguma diante de Deus. Mas Deus, com o sacrifício de seu Filho na cruzlhe traz o perdão dos seus pecados, vida e eterna salvação. Essa é a justiça de Deus, em Jesus, proclamada: “Os céus anunciam que Deus é justo e que ele mesmo é quem vai julgar” (Sl 50.6). Essa é a justiça de Deus: Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Mc 16.16). 

Oremos: Ó Senhor, sabemos que virás julgar cada um de nós. Julga-nos à luz da cruz do teu filho Jesus. Nós te louvamos e glorificamos por essa nossa salvação. Amém.