Publicado em: 12 de setembro de 2023
A fórmula da felicidade

Para: quinta-feira, 12 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 32.1-7 

“Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga! (Sl 32.1) 

No dia 20 de março, dia internacional da felicidade, divulga-se um ranking dos países mais felizes do mundo. Em 2019, entre 156 países, a Finlândia ficou em primeiro lugar e o Brasil em 32º. Uma “fórmula da felicidade” é usada para fazer o cálculo, onde entram a expectativa de vida, o apoio social que as pessoas têm do governo, a confiança nas instituições públicas, a percepção de liberdade e a generosidade. 

As pessoas buscam a felicidade em prazeres, em religiões, em autoajuda, no dinheiro e bens materiais. Muitas vezes o resultado é o contrário: infelicidade, não só para os que a buscam, mas para os que estão em volta. A verdade, como diz Deus na Bíblia e se comprova na realidade da vida, é que, sem harmonia com seu Criador, o ser humano nunca é completamente feliz, mesmo que as pesquisas digam isso e haja sorrisos em muitos rostos. 

A verdadeira fórmula da felicidade toca mais fundo, e vai muito além de fatores como os da pesquisa acima e das coisas onde se busca a felicidade no mundo. A felicidade verdadeira depende de estarmos em paz e harmonia com Deus. E para isso é necessário quebrar a maior barreira que há entre nós e ele e que é a causa de toda infelicidade: o pecado. O rei Davi diz que é feliz “aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga” (Sl 32.1). E o apóstolo Paulo mostra como recebemos esse perdão e essa paz: “Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1). 

Deus nos dá muitas coisas na vida que nos dão alegria, bem-estar e prazer. Mas felicidade verdadeira só recebe e tem quem crê em Cristo, que na cruz pagou por nossas maldades e pecados, apagando-os completamente com seu sangue purificador, que nos dá perdão, vida e salvação eterna. 

 Oremos: Senhor Deus, dá-nos sempre a verdadeira felicidade por meio do salvador Jesus. Amém.