Publicado em: 21 de abril de 2023
A fonte da sujeira

Para: sexta-feira, 21 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 15.10-20

“Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias.” (Mt 15.19)

Alguns acreditam que, se colocássemos um bebê no meio de uma floresta sem contato com seres humanos e sem a influência das pessoas, o bebê se tornaria uma boa pessoa caso conseguisse sobreviver. E isso porque, segundo essa compreensão, não é o ser humano que suja a si mesmo, mas que a nossa corrupção surge por influência do meio em que vivemos.

Vejamos o que Jesus disse sobre isso: “Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias” (Mt 15.19). Assim, segundo Jesus, a fonte da nossa “sujeira” não está fora de nós, mas está em nosso coração.

Muitos defendem que o maior mal da nossa nação é a falta de educação. Em parte, é verdade. No entanto, muitos corruptos condenados tiveram a oportunidade de estudar nas melhores escolas e universidades de nosso país. Logo, o problema é mais profundo, é de cunho espiritual, é de um coração corrompido pelo pecado. Todos nós nascemos com esse mal dentro de nós. A educação ajuda a ensinar valores que podem nos dizer o que é certo e o que é errado. Mas não adianta apenas saber o que é certo ou errado. A grande maioria das pessoas sabe o que é certo e que é errado de forma geral. Mas, então, por que não fazemos o que é certo?         Precisamos assumir: simplesmente não conseguimos. Somos maus por natureza e o nosso coração é a fonte de toda a sujeira que produzimos neste mundo. O egoísmo, a corrupção, e todos os outros pecados que cometemos nascem no nosso coração. Só há uma cura: Jesus Cristo. Ele deu a própria vida por nós, pecadores, para que os nossos pecados todos fossem perdoados. Nele temos a chance de vivermos uma nova vida. Só ele é capaz de limpar o nosso coração.

Oremos: Querido Jesus, lava o meu coração! Só tu és capaz de realizar isso! Confio em ti. Sem ti produzo apenas sujeira. Somente contigo podemos produzir algo bom. Ajuda-me, meu Salvador! Amém.