Publicado em: 12 de julho de 2023
A felicidade reside em Jesus Cristo

Para: quarta-feira, 12 de julho de 2023
Leia em sua Bíblia: Isaías 55.6-9

“Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao Senhor enquanto ele está perto.” (Is 55.6)

Experimente pedir uma definição de felicidade e muitas explicações aparecerão falando sobre saúde, dinheiro, paz, segurança e amor, entre outras. Há até mesmo a chamada indústria cultural da felicidade, fortalecida pela propaganda e pelos meios de comunicação.

Muitos pensadores procuraram dar uma definição para a felicidade. Para Hesíodo, do século III a.C., no princípio do mundo houvera um período de abundância quanto todos eram jovens, não precisavam trabalhar e eram saudáveis. O filósofo grego Epicuro definia o estado de felicidade como a procura do prazer e do distanciamento da dor. Já Horácio, ficou famoso pela recomendação “carpe diem” (aproveite o dia). Montaigne, o autor francês, recomendava moderação em tudo. O próprio Iluminismo tinha a felicidade como um direito inalienável do cidadão. Desde a Antiguidade até os dias atuais, o homem buscou e busca os caminhos da felicidade.

Mas a verdadeira felicidade está no relacionamento com Deus. “Procurem a ajuda de Deus” (Is 55.6), diz o profeta Isaías, porque Deus oferece a sua ajuda, comunhão e salvação. E é por meio do Servo de Deus, Cristo, que nós, pecadores, alcançamos a verdadeira alegria, a reconciliação com o Senhor. Sim, felicidade é estar perdoado e acolhido por Jesus Cristo, como descreve o salmista: “Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja” (Sl 37.4).

Deus pode e quer dar-nos a felicidade perfeita, que vem dele. E isso porque ele tem compaixão de nós e nos ama. O Senhor é quem firma os nossos passos. Por meio de Cristo, somos amparados pelo verdadeiro e único Deus. Essa é a sublime felicidade.

Oremos: Pai, obrigado por me concederes o teu amor diariamente. Em Cristo eu tenho os tesouros do céu: perdão, salvação e a vida eterna. Que eu beba dessa felicidade a todo o momento. Por Cristo. Amém.