Publicado em: 11 de novembro de 2018
A fé em Jesus é a resposta

Para: Domingo, 11 de novembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 20.27-40

“Aí alguns mestres da Lei disseram: — Boa resposta, Mestre!” (Lc 20.39)

Durante todo o capítulo 20 do evangelho de Lucas, Jesus é questionado por mestres da Lei, fariseus e, por fim, por saduceus. A grande quantidade de perguntas tinha como único objetivo que Jesus dissesse algo que o condenasse, e assim teriam provas contra ele para acusá-lo perante as autoridades romanas.

Jesus, que é homem mas também é Deus, possui imensa sabedoria e, com isso, aproveitou as perguntas maliciosas que lhe foram feitas para dar uma valiosa lição. Jesus usou a intenção dos saduceus de que ele falasse sobre ressureição, para dar um importante ensinamento sobre a vida eterna, quando diz: “Isso mostra que Deus é Deus dos vivos e não dos mortos, pois para ele todos estão vivos” (Lc 20.38). Diante disso, alguns mestres da Lei, admirados com a sabedoria com que Jesus transformou o mal em bem ao usar perguntas tendenciosas para dar lições do Reino de Deus, exclamaram: “Boa resposta, Mestre!” (Lc 20.39).

Muitas vezes no cotidiano, nós também somos testados por perguntas tendenciosas, que pretendem fazer com que nos condenemos. Especialmente em assuntos de fé. E que boa resposta podemos dar? Qual é a boa resposta da fé? Se quisermos ser imitadores de Cristo, como aconselha o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 11.1, devemos ter uma boa resposta para quando questionados sobre nossa fé. Essa boa resposta é o próprio Jesus. Se basearmos a nossa vida e as nossas ações nos ensinamentos de Cristo e na fé que temos nele, estaremos dando um bom testemunho da fé cristã e uma boa resposta.

Oremos: Poderoso Deus, coloca em nossa boca e em nossas ações a resposta certa para quando a nossa fé em Jesus for colocada em dúvida. Alimenta a nossa fé para sermos proclamadores da salvação em Jesus para todos. Amém.