Publicado em: 25 de agosto de 2017
A esperança nossa de cada dia

Para: Sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Texto: Isaías 29.17-19

“Naquele dia, os surdos ouvirão a mensagem que será lida no livro fechado e lacrado, e os cegos ficarão livres da escuridão e poderão ver.” (Is 29.18)

Se formos procurar no dicionário o conceito ou significado da palavra esperança, encontraremos vários. Uma senhora, certo dia, disse: “Esperança é como a água, o alimento ou o ar. É necessária para que a vida continue”. Na verdade, vivemos de esperança. Pode ser a simples esperança de que o necessário para a vida não falte, ou então, a esperança de passar numa prova ou ainda a de encontrar a cura para uma grave enfermidade. Todo mundo está sempre esperando alguma coisa.

O profeta Isaías olha para além do seu tempo, e mostra essa esperança em meio à situação difícil pela qual passava o seu povo. Ele anuncia um dia quando “os surdos ouvirão a mensagem que será lida no livro fechado e lacrado, e os cegos ficarão livres da escuridão e poderão ver” (Is 29.18). Ele anunciou surdos ouvindo, cegos libertos da escuridão, pobres tendo motivos para sorrir, zombadores e exploradores sendo destruídos. O profeta descreve um lugar onde as falsas acusações não mais existirão e onde os que procuram enganar e mentir não terão mais vez e nem voz. Você não gostaria que isso acontecesse agora?

A esperança daquele que crê em Deus vai mais longe. Ultrapassa os limites desta vida terrena tão cheia de problemas. Esperamos, sim, que durante nossa caminhada neste mundo sejamos cuidados pelo Senhor nos momentos complicados. Mas esperamos mais! Quando chegar nosso momento de deixar este mundo, seremos recebidos por ele no melhor lugar que pode existir: a vida eterna. Os cristãos esperam por isso e depositam sua esperança na morte e ressurreição de Jesus Cristo, que faz a diferença já nesta vida e para todo o sempre. Essa é a esperança nossa de cada dia.

Oremos: Deus, obrigado porque nossa esperança se renova em cada novo dia. Obrigado porque a base dela é Jesus e o seu perdão. Dá-nos forças para que em nosso dia a dia levemos essa esperança aos outros. Em nome de Jesus. Amém.