Publicado em: 10 de dezembro de 2018
A esperança dos desgraçados

Para: Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Isaías 33.1-9

“Ó Senhor Deus, tem compaixão de nós, pois esperamos que nos ajudes.” (Is 33.2)

Você já se encontrou numa condição de desgraça ou desventura? É difícil imaginar, mas pessoas nessas condições podem fazer coisas absurdas. É como se você estivesse sem esperança, talvez em depressão e dificuldades, dependendo de uma ajuda.

O capítulo 33 do livro de Isaías observa a nossa condição diante de Deus. Nós somos desgraçados por natureza, pois temos a tendência de nos afastar de Deus pelo pecado que habita em nosso coração. De um jeito ou de outro chegará o dia em que experimentaremos situações de desventura ou infortúnios que nos farão buscar ajuda do alto. E, assim como o povo de Israel no tempo de Isaías, nós também diremos: “Ó Senhor Deus, tem compaixão de nós, pois esperamos que nos ajudes” (Is 33.2).

Estar numa boa posição financeira, no auge da forma física, com excelentes notas na escola, ou seja, estar bem momentaneamente, não nos dá garantia para o futuro. O tempo mostrará que essas coisas são passageiras e poderão ser perigosas se focarmos a nossa vida apenas nelas. O foco deveria estar em coisas eternas e estáveis. Essas coisas eternas e estáveis provêm única e exclusivamente de Deus, através da sua Palavra.

Quando nos damos conta de quem Deus é e o que ele fez, ficamos admirados com esse Deus Criador que envia o seu Filho Jesus para pagar nossa conta do pecado, garantido assim o perdão. Perdão oferecido, inclusive, para o pecado de pensarmos e buscarmos apenas coisas passageiras. Quando, de fato, percebermos quem é este Deus, agradeceremos por tudo o que fez, faz e fará por nós.

Podemos nos esforçar para obter coisas e dinheiro, desenvolver habilidades e conquistar amigos e outros relacionamentos, mas isso não é o mais importante. O mais importante é colocarmos a esperança em Deus que nos ajuda sempre.

Oremos: Senhor, tem compaixão de nós, pois esperamos que nos ajudes. Por Jesus. Amém.