Publicado em: 11 de fevereiro de 2022
A escolha certa

Para: sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022
Texto: Deuteronômio 30.15-20

“Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Amem o Senhor, nosso Deus, obedeçam ao que ele manda e fiquem ligados a ele.” (Dt 30.19-20)

Você precisa tomar decisões a cada dia. Algumas são fáceis: que roupa vestir, o que comer ou não. Outras são mais difíceis: com quem casar, de quem ser amigo. Outras envolvem bem mais do que apenas coisas desta vida: em quem confiar, servir a Deus ou não.

O povo de Israel foi liberto por Deus da escravidão do Egito e guiado durante quarenta anos pelo deserto. A cada dia, o povo viu Deus presente, agindo com poder e amor. Esse povo iria agora tomar posse da terra que Deus havia prometido dar. Iriam viver uma nova vida habitando nessa terra. Mas iriam surgir muitos momentos em que o povo deveria escolher entre servir ao Deus que até ali os ajudou ou confiar em si próprios, em sua força e poder, ou, pior ainda, colocar a sua confiança nos deuses que os povos de Canaã adoravam e serviam. Por isso, ao se despedir do povo, Moisés disse: “Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição” (Dt 30.19).

Isso nos faz pensar nas decisões que as pessoas tomam hoje. Parece fácil dizer que não quero confiar em Deus nem crer nele. Parece fácil decidir que quero aproveitar a vida e abandonar o caminho de amar a Deus, de obedecer aos seus mandamentos e de ficar ligado a ele. Mas minhas escolhas podem levar à morte. Então, Deus nos convida e motiva a fazer a escolha certa, a decidir pela vida e pela bênção, pois a outra opção é morte e maldição.

Mas ele não apenas convida. Ele torna isso possível. Ele ama a cada um de nós e agiu para ficar ligado a nós por meio de seu Filho. Em Jesus, Deus diz sim para nós, para que nós possamos fazer a escolha certa: amar e servir ao Deus que nos amou.

Oremos: Amado Deus e Pai, que nos escolheste em Cristo para sermos teus, abre nossos olhos e nosso coração para que façamos a escolha certa, que é seguir a ti e viver contigo, pela fé no Salvador Jesus. Amém.