Publicado em: 07 de dezembro de 2023
A doçura da Palavra

Para: quinta-feira, 7 de dezembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 119.97-104 

“Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel.” (Sl 119.103) 

Dentre os mais diversos alimentos da antiguidade, destacam-se pela sua doçura as tâmaras e o mel. Documentos históricos antigos atestam a utilização do mel para inúmeros fins. Ao longo da história, a humanidade já se alimentou, banhou-se e até se tratou com mel.  

No Antigo Testamento, Canaã é denominada de “terra que mana leite e mel”. O mel era utilizado para adoçar porque não existia açúcar. A maior fonte de coleta era das abelhas silvestres. Sansão encontrou mel na carcaça de um leão. Jônatas, encontrou-o numa floresta. Moisés descobriu mel na fenda de uma rocha. As abelhas eram colonizadas em colmeias no Egito e Assíria. Temos o registro no Novo Testamento de que João Batista comia “gafanhotos com mel silvestre”. 

O mel é um dos poucos alimentos que se mantém ao longo do tempo. Se conservado de maneira apropriada, dura por um tempo indefinido. Dada a sua importância, não é à toa que o salmista o compara à palavra de Deus quando diz: “Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel” (Sl 119.103). Essa doçura foi bem conservada no decorrer do tempo e permanece até os dias atuais. A palavra de Deus é alimento e remédio para alma. A doçura da palavra traz efeitos benéficos para nossa vida.  

Tal qual o mais puro e doce mel, a mensagem de que Cristo nos amou e a si mesmo se entregou para nos salvar, portanto que ele é o nosso Salvador, é o mais puro e saboroso néctar dado a nós por Deus. Quem saborear estas palavras que são ainda mais doces do que o mel, terá vida saudável, boa e duradoura. Experimente, deguste, para que você prove e sinta a doçura e tenha todos os efeitos benéficos dados por Deus por meio das propriedades destas palavras. 

Oremos: Senhor Deus, quão doces são as tuas palavras ao nosso paladar! Dá-nos sempre deste alimento para a vida. Agradecemos-te pelas tuas palavras, pois elas nos proporcionam bem-estar. Em nome de Jesus. Amém.