Publicado em: 20 de março de 2021
A corrida da fé 

Para: sábado, 20 de março de 2021
Texto: Filipenses 3.12-14  

“Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. (Fp 3.14) 

apóstolo Paulo abriu o seu coração e falou de algo muito íntimo, o seu passado. Paulo dá voz a lembranças das quais não se orgulhava muito. Ele disse“Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente (Fp 3.13). Um pouco antes, ele também havia afirmado: “Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo (Fp 3.8).   

Deus transformou Saulo em Paulo, tirou-o da morte e deu-lhe uma nova vida. Das trevas, trouxe-o à luz. Ele não sabia que sua ida para Damasco iria mudá-lo profundamente, mas, a partir daquele momento, Paulo, em vez de ser perseguidor de cristãos, tornou-se um dos grandes instrumentos nas mãos do Senhor. Desde a sua conversão até o momento que ele escreveu a Carta aos Filipenses, passaram-se aproximadamente vinte e cinco anos.  

Depois de caminhar com Jesus, ele disse: “Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus” (Fp 3.14). Paulo reconheceu que o valor da fé não estava nele nem nas obras que poderia oferecer, mas está em Jesus Cristo, que o tirou da condenação e lhe concedeu a coroa da vida eterna.  

Em nossa vida também passaremos por momentos bons e ruins, lutas e alegrias, vitórias e derrotas. Talvez experiências do passado pesarão sobre os nossos ombros. Contudo, a história de vida do apóstolo Paulo nos convida a esquecermos o que não tem valor e a confiarmos no prêmio da vitória conquistada por Jesus Cristo na cruz do Calvário.  

A corrida da fé já começou quando fomos chamados pelas águas do batismo e inseridos na família da fé. Na confiança dessas promessas, vamos correndo sem medo do futuro, mas gratos pelo prêmio da salvação.

Oremos: Amado Pai celestial, gratos somos por nos acolheres na tua família, dando-nos a coroa eterna por meio de teu Filho, Jesus Cristo. Amém.