Publicado em: 15 de julho de 2020
A cena épica da entrada do Rei 

Para: quarta-feira, 15 de julho de 2020
Texto: Salmo 24  

“Abram bem os portões, abram os portões antigos, e entrará o Rei da glória. (Sl 24.7) 

Há inúmeros filmes e muitas séries de televisão com reis e grandes exércitos. Há cenas grandiosas de batalhas em filmes como “O Senhor dos Anéis” e séries como “Game of Thrones. E a cena épica do herói entrando no palácio, vitorioso, é sempre muito aguardada. 

O Salmo 24 manda que os portões sejam abertos para que entre um grande rei“Abram bem os portões, abram os portões antigos, e entrará o Rei da glória” (Sl 24.7). Ele é um rei forte e poderoso. Por isso, ele é chamado de Rei da glória. E o próprio Salmo pergunta: Quem é esse Rei da glória? Ele mesmo responde: É Deus, o Senhor Todo-Poderoso” (Sl 24.10). 

Mas qual foi a grande conquista desse Rei? O Salmo diz que tudo já era dele desde o início. O que mais ele precisava conquistar? Alguém podia ameaçar esse Rei da glória? Não, ele não precisava conquistar mais nada. Ninguém o pode ameaçar. Mesmo assim, ele resolveu sair para a batalha que só ele podia vencer pois somente ele é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas (Sl 24.4). 

Na verdade, essa guerra era nossa. Mas nós já havíamos perdido. Não somos corretos nem limpos, preferimos confiar em ídolos e não cumprimos nossas promessas. Então o Rei da glória entrou na batalha. Ele foi declarado inocente em nosso lugar. O Rei da glória, Jesus, venceu. Os portões da salvação foram abertos. E quem confiar nesse Rei um dia vai entrar, vitorioso, no palácio do céu para a vida eterna. 

 

Oremos: Jesus, meu Rei e Senhor, obrigado por venceres a batalha que eu já havia perdido. Quero sempre confiar em ti, Jesus, o Rei da glória. Amém.