Publicado em: 17 de julho de 2022
A boa semente 

Para: domingo, 17 de julho de 2022
Texto: Mateus 13.24-30 

“O Reino do céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras.” (Mt 13.24) 

O processo de escolha das sementes é fundamental para uma boa colheita. No Evangelho de Mateus está escrito: “O Reino do céu é como um homem que semeou sementes boas nas suas terras” (Mt 13.24). 

Segundo a parábola, as sementes eram boas, mas o inimigo semeou joio. Os servos chegaram ao dono do campo e perguntaram: “O senhor quer que a gente arranque o joio?” A resposta foi surpreendente: “Não, esperem a hora da colheita, deixem os dois juntos”. O dono sabia que as raízes estavam entrelaçadas, e ao arrancar o joio, o trigo poderia ser arrancado também. 

  Vivemos juntos, trigo e joio, no vasto campo do mundo. E há apenas uma diferença, os frutos. O trigo é usado para alimentar, o joio é uma erva daninha, com sementes pretas e venenosas, que se assemelha ao trigo em seu crescimento inicial. São parecidos, mas a planta venenosa é traída por seus frutos, ela não pode enganar sempre, pois seus frutos são venenosos. 

O joio foi semeado para estragar o trigo. O nosso inimigo tenta fazer com que o trigo, a boa semente, murche e caia no sono espiritual. Mas Deus em sua sabedoria nos dá meios, palavra e sacramentos, para permanecermos como boa semente. E nossa função é semear a boa semente da mensagem da salvação em Jesus Cristo para todos. 

Deus quer salvar o mundo, mas o inimigo quer destruí-lo. Somos filhos de Deus, pertencemos a Deus, e somos amados e perdoados por Jesus. A Palavra de Deus está sendo semeada e essa palavra nunca volta vazia. Como boa semente, como filhos de Deus, discípulos de Jesus, somos enviados ao mundo para semear o amor, o perdão e a salvação em Jesus para o mundo inteiro.  

Oremos: Senhor Deus, obrigado pela tua palavra que é lâmpada para os nossos pés e luz que ilumina nossos caminhos. Motiva-nos a semearmos a tua palavra em todos os lugares onde tivermos oportunidade. Em nome de Jesus. Amém.