Publicado em: 31 de dezembro de 2020
A bênção necessária

Para: quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
Texto: Números 6.22-27– Fim do ano 

“Que o Senhor os abençoe e os guarde.” (Nm 6.24)

Existe um belo hábito entre algumas famílias que dá conta de um pedido de bênção dos filhos para os seus pais. Nessas famílias, via de regra, os filhos não se ausentam sem esse pedido. Os pais, conscientes de sua posição de responsáveis, normalmente correspondem a esses pedidos concedendo a bênção, acompanhando-os mental e espiritualmente. Os pais se sentem bem e cumprem uma importante tarefa como representantes de Deus. Os filhos se sentem mais seguros e confiantes. Sem dúvida, é um belo hábito. 

Pois bem, hoje estamos encerrando mais um ciclo. Estamos fechando mais um ano, na contagem humana e ocidental. Certamente é um dia oportuno para balanços, avaliações e, antes de tudo, de agradecimento. É muito importante aprender com Deus a arte de olhar para as coisas boas e, então, agradecer. O coração agradecido é um coração leve, mais compreensivo, perdoador, disposto ao diálogo e à inclusão. No final de mais um ano, Deus nos convida para este exercício: olhar para as coisas boas, que não precisam ser necessariamente grandes conquistas e vitórias, mas aquelas pequenas coisas, que realmente são importantes e fazem a vida ter sentido, como a fé, a esperança, a família, os amigos e a saúde, por exemplo. 

Nesse exercício, possivelmente perceberemos que a bênção do Senhor esteve conosco e foi fundamental na nossa trajetória. Deus já havia ordenado que Arão abençoasse o povo, dizendo: “Que o Senhor os abençoe e os guarde” (Nm 6.24). E Deus tem nos abençoado! Ele enviou Jesus, o Salvador, para termos, a cada ano, a certeza do perdão e da vida eterna. Então, antes de tudo, que tal dizer “Obrigado, Senhor, por tua bênção! ao final de mais um ano? Mas, podemos ir mais adiante. Podemos incorporar este belo hábito da bênção familiar em nossa rotina: Que Deus te abençoe, meu filho e minha filha!  

Oremos: Senhor Deus, obrigado por tua bênção ao longo de mais um ano. Continua olhando para nós com amor e dá-nos sempre da tua paz. Amém.