Publicado em: 07 de outubro de 2018
A arte de repreender e perdoar

Para: Domingo, 7 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Lucas 17.1-10

“Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe.” (Lc 17.3)

Você conhece um diamante? É do conhecimento geral que o diamante é algo precioso. Outra característica deste material é que ele é extremamente duro. Por causa destas características do diamante podemos compará-lo com a verdade. A verdade, assim como o diamante, é preciosa, mas, algumas vezes, é bastante dura.

Se envolvermos o diamante num gracioso papel, torna-se um presente especial. Mas se pegarmos o diamante e o jogarmos na cabeça de alguém, ele pode machucar a pessoa. Assim também é com a verdade. Entregar a verdade de uma maneira que ela se torne um presente requer sensibilidade e carinho! Senão, ela poderá ferir muito.

Jesus nos orienta ao dizer assim: “Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar, repreenda-o; se ele se arrepender, perdoe” (Lc 17.3). Repreender alguém é uma arte. A motivação deve ser o desejo de ajudar o outro, de recuperar a verdade, e não meramente a vontade de ganhar uma discussão. A intenção daquele que repreende deve ser promover o arrependimento.

Tão importante quanto saber repreender, é saber ser repreendido. Isso exige humildade. Uma humildade que também será importante para perdoar. Mas todos esses dons necessários vêm de apenas uma fonte: o Espírito Santo de Deus. Quando o Espírito Santo nos convence do pecado que temos, quando ele nos leva ao arrependimento, percebemos o quanto necessitamos da misericórdia e do perdão de Deus. E Jesus, de fato, perdoa!

Carreguemos essa certeza, pois ela será fundamental para nos dar a sabedoria para repreender e ser repreendido, para perdoar e ser perdoado. E a verdadeira paz será uma realidade.

Oremos: Gracioso Deus, lamento pelos meus desentendimentos com outras pessoas. Dá-me humildade para perdoar e ser perdoado. Concede-me sabedoria para conversar e chegar a um bom entendimento. Em nome de Jesus. Amém.