Publicado em: 30 de novembro de 2021
A arte da convivência entre pessoas 

Para: terça-feira, 30 de novembro de 2021
Texto: Romanos 14.13-19  

“Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá.” (Rm 14.17)

Você acha que é fácil ou que é difícil viver com outras pessoas? Embora todos tenham que conviver com outras pessoas, nem sempre isso é fácil. Uma das maiores fontes de tensão na vida acontece quando as pessoas precisam conviver umas com as outras. A vida em família produz tensões. A escola produz tensões. A vida profissional produz tensões. Por que é tão difícil para o ser humano conviver com o seu semelhante? 

Muitas explicações já foram dadas para as dificuldades de convivência entre as pessoas. Segundo a Bíblia Sagrada, o começo de tudo está na falta de amor no coração. Essa falta de amor vem do distanciamento de Deus. Deus é amor e, quando estamos com Deus, temos amor para com o nosso semelhante. Jesus Cristo morreu para que nós pudéssemos ter paz com Deus e viver em paz com as pessoas. 

O apóstolo Paulo escreveu: “Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá. E quem serve a Cristo dessa maneira agrada a Deus e é aprovado por todos” (Rm 14.17-18). A convivência humana se torna pacífica, alegre e agradável quando vivemos segundo o que Deus nos ensina na Bíblia Sagrada. Isso vale para todas as pessoas. Vale para mim e para você. 

Quando somente criticamos as outras pessoas, quando só achamos defeitos nos outros, então plantamos a semente do desentendimento. A vida se torna complicada e a convivência difícil. Mas quando fazemos o bem, quando procuramos seguir a vontade de Deus em nossa vida diária, a vida se torna alegre e agradável. Que ensinamento simples e bonito aprendemos da Palavra de Deus!

Oremos: Bondoso Deus e Pai, perdoa-me pelas vezes em que não consigo viver em paz e harmonia com o meu semelhante. Orienta-me para que eu possa seguir os teus ensinamentos e viver com alegria. Em nome de Jesus. Amém.