Publicado em: 08 de junho de 2023
A aprendizagem significativa

Para: quinta-feira, 08 de junho de 2023
Leia em sua Bíblia: Salmo 119.33-40

“Ó Senhor Deus, ensina-me a entender as tuas leis, e eu sempre as seguirei.” (Sl 119.33)

A aprendizagem significativa, conceito central de uma teoria da aprendizagem, afirma que as novas informações que recebemos, quando se relacionam com o conhecimento prévio que possuímos, ganham significado real, tornando a aprendizagem relevante.

O Salmo 119 foi cuidadosamente construído seguindo a ordem do “alfabeto” hebraico, com uma estrutura poética característica. Isso revela a máxima atenção do salmista com a Palavra de Deus que, diz o salmo, nos traz aprendizado, consolo, alegria e sabedoria. Em seu texto, o salmista expressa o desejo de cumprir a Lei de Deus. Mas, sabemos que sozinhos não conseguimos cumprir perfeitamente a Lei. Então, será possível ao salmista afirmar “dá-me entendimento para que eu possa guardar a tua lei”? (Sl 119.34). Ele sabe de sua imperfeição e pede: “Faze com que eu queira obedecer aos teus ensinamentos” (Sl 119.36). Sabemos que nem mesmo o desejo de obedecer aos ensinamentos de Deus é natural em nós após a queda do ser humano em pecado. Esse desejo é criado por Deus por meio do Evangelho.

O salmista conhecia bem a história do seu povo! Ele ouviu pais e avós contando as histórias de amor e proteção de Deus. Dessa forma a Palavra era difundida, pois não havia Bíblias para todos. A repetição oral das histórias produzia neles um aprendizado significativo. Um relato se somava aos outros relatos do amor de Deus.

Hoje há várias traduções bíblicas e muitos recursos para a nossa instrução. Ler, meditar, contar e recontar as histórias do amor de Deus contidas na Bíblia, a história da morte e ressurreição de Jesus por nós, produzirá em nós aprendizagem significativa que criará em nosso coração o desejo de obedecer a Deus e seguir a Palavra.

Oremos: Deus de amor, ensina-me a entender as tuas leis. Eu quero muito obedecer às tuas leis. Conserva-me vivo, pois tu és justo. Amém.