Publicado em: 16 de março de 2017
A AMEAÇA DE MORTE

Quinta-feira, 16 de março de 2017

Leia Lucas 13.31-35

“Vá embora daqui, porque Herodes quer matá-lo” (Lc 13.31).

            A cada dia o perigo aumenta para Jesus. Hoje, alguns fariseus comunicam uma alegada ameaça de morte. Se Herodes não fez essa ameaça, era mais um blefe para expulsar Jesus da região. Mais tarde, Herodes terá a chance de matar Jesus em Jerusalém, mas, ao invés de fazer isso, ele irá devolvê-lo a Pilatos. Ele não quer irritar seus súditos galileus matando outro profeta popular. Executar João Batista já lhe tinha custado muito.

            Jesus não se intimida. Seu tempo na Galileia está acabando depressa, e ele vai fazer todo o possível para alcançar cada pessoa antes de ir a Jerusalém. Jesus manda uma mensagem a Herodes: “Vão e digam para aquela raposa que eu mandei dizer o seguinte: ‘Hoje e amanhã eu estou expulsando demônios e curando pessoas e no terceiro dia terminarei o meu trabalho’.” Se demônios e doenças não podem impedir Jesus de cumprir a obra que o Pai designou para ele, tampouco um governante terreno o fará.

            Ele precisa subir para Jerusalém. E é lá, como tantos outros profetas antes dele, que Jesus deve morrer. Como um pássaro que abre as asas para abrigar seus filhotes e protegê-los do perigo, Jesus busca o seu povo, mas eles o rejeitam. Na cruz, seus braços estarão estendidos também por eles, mas eles responderão com zombarias, insultos e escárnio.

            Isso traz lágrimas aos seus olhos. Mas as lágrimas não são por ele mesmo. Elas são para as pessoas de Jerusalém a quem ele tenta desesperadamente salvar, mas elas não querem. Essa rejeição as levará à destruição pelas mãos das legiões romanas, 40 anos mais tarde.

Oração: Todo-Poderoso Deus, inúmeras vezes tu buscaste o teu povo, mas ele te rejeitou. Cura meu coração teimoso, para que eu possa conhecer a tua paz e alegria através de Jesus Cristo, o meu Senhor e Salvador. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.