Publicado em: 11 de abril de 2022
Uma maravilhosa certeza

Para: segunda-feira, 11 de abril de 2022
Texto: Isaías 50.5-10  

“Por isso, eu fico firme como uma rocha e sei que não serei humilhado, pois o meu defensor está perto.” (Is 50.7-8) 

Há certezas e incertezas. Elas influenciam muito a maneira de encarar a vida e de agir. Nós nos preparamos para uma porção de coisas que são incertas. E não pode ser diferente. Se não houver preparo, o futuro poderá chegar e nos encontrar de mãos vazias para encará-lo. Mas a sabedoria para viver também nos diz que nos convém aprender a agir com as certezas que temos. Especialmente, se for uma maravilhosa certeza. 

O profeta Isaías nos conta sobre a presença de tal certeza na vida dele. Por ser voz de Deus junto ao povo e às autoridades, ganhou muitos inimigos poderosos que lhe trouxeram perseguição, acusações e sofrimentos. Não seria anormal esperar dele queixas e até a fuga da missão de profeta. Em vez disso, porém, ele afirmou: “Por isso, eu fico firme como uma rocha e sei que não serei humilhado, pois o meu defensor está perto” (Is 50.7-8). O Senhor Deus lhe tinha dado a certeza de sua presença junto ao profeta. Dela nasceu a firmeza de rocha, bem como a convicção de que não seria humilhado diante das acusações que recebia. 

E nós? Podemos também viver com essa certeza? Na profecia sobre o nascimento de Jesus é dito que o menino, que nasceria de uma virgem, seria chamado de Emanuel, que significa “Deus conosco”. É Deus conosco e sempre perto de nós. Não é um velhinho sentado num trono muito distante. Pelo contrário, por meio do Emanuel ele nos cobre com sua misericórdia e com seu poder em todos os nossos dias. Do Emanuel recebemos o perdão que impede que nossos pecados nos privem de sua presença conosco. Por isso, sim, também podemos viver com a maravilhosa certeza e dizer com Isaías: “O meu defensor está perto”. 

Oremos: Grato sou, Senhor, por tua presença na minha vida. Renova diariamente minha confiança nessa maravilhosa certeza. Por Jesus. Amém.