Publicado em: 05 de abril de 2024
Aprender a dividir 

Para: sexta-feira, 05 de abril de 2024
Texto: Atos 4.32-35 

Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham. (At 4.32) 

Vivemos em uma época em que cada conquista, cada realização material é muito comemorada. Também vivemos um tempo em que pessoas passam fome e precisam de itens básicos para a subsistência. O que fazer, então?  

Os seguidores de Jesus, no início da era cristã, deram um bom exemplo. Em Atos 4.32 lemos que todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinhamSalvos pela ação de Jesus, eles chegaram à conclusão de que tudo que tinham não era somente deles. Fácil entender, difícil praticar. Nós recebemos todos os bens que temos com a bênção de Deus, para nosso benefício e do próximo. Tudo é de Deus, mas nosso pecado nos faz egoístas, e pensamos que tudo é apenas nosso. 

A desigualdade à nossa volta é muito grande. Pessoas passam fome, moram nas ruas, vivem dos restos. Muitadelas são invisíveis aos olhos da sociedade. Mas essa situação é uma oportunidade que temos de mostrar a ação de Deus na vida das pessoas. O texto de Atos dos Apóstolos diz exatamente isso: que ninguém passava necessidade entre os seguidores de Jesus. Ou seja, um ajudava o outro com os seus bens, para que todos pudessem ter o mínimo, o básico para comer e viver. 

Somos convidados a refletir sobre a nossa ação na vida do próximo. Podemos fazer isso de forma organizada, por meio de igrejas e organizações que prestam esse serviço. Em conjunto, assim como os primeiros seguidores de Jesus. Mas também podemos fazer isso individualmente, em nossa rua, em nosso bairro e em nossa cidade. Sempre haverá pessoas a quem podemos ajudar, para que o amor de Deus seja praticado e oferecido por meio de nossas ações. 

Oremos: Senhor Deus, obrigado por tudo que tenho. Usa-me para saciar a fome e as necessidades do meu próximo. Por Jesus Cristo. Amém.