Publicado em: 01 de dezembro de 2022
A força vem de Deus 

Para: quinta-feira, 01 de dezembro de 2022
Texto: Salmo 85 

“Dá-nos forças novamente e assim o teu povo se alegrará por causa de ti.” (Sl 85.6) 

Você acorda de manhã e enquanto prepara algo para comer olha as notícias do dia. Manchetes de tragédias e tristezas logo chamam a atenção. Então, num suspiro, você lembra dos seus problemas. As preocupações enchem a mente. Onde encontrar força para seguir em frente? 

O povo de Israel passou por esse mesmo sentimento. Após anos de escravidão na Babilônia os israelitas receberam a permissão para voltar para casa. A alegria tomou conta do coração deles. Parecia que estavam sonhando! Mas logo acordaram para a realidade. Era preciso reconstruir a cidade e se reorganizar como nação. Para cada problema resolvido, muitos outros surgiam. A cada dia, uma nova luta. E foi nessa situação que o povo de Deus cantou as palavras que deram origem ao Salmo 85, que diz: “Dá-nos forças novamente e assim o teu povo se alegrará por causa de ti” (Sl 85.6). 

A desobediência aos mandamentos de Deus traz destruição e sofrimento. O pecado derruba e corrói. Ele é a fonte de todos os problemas e a causa de todo o desânimo. Mas o salmista canta sobre um Deus salvador, que cobre os pecados do povo e não olha para as suas maldades. Ele aponta para a morte de Cristo na cruz, na qual o furor de Deus foi acalmado e o fogo de sua ira deixado de lado.  

Não desanime! Fique longe dos “caminhos de loucura” do pecado. Lembre-se de que a presença salvadora de Deus veio a nós em Jesus Cristo e permanece conosco na palavra do evangelho e nos sacramentos. Por isso, ao ver as notícias do dia ou quando você estiver imerso em seus problemas e preocupações, lembre as palavras do Salmo 85 e peça a Deus: “Dá-nos forças novamente e assim o teu povo se alegrará por causa de ti” (Sl 85.6). 

Oremos: Querido Pai, num mundo de tantos problemas, dá-nos forças novamente e assim o teu povo se alegrará por causa de ti. Que não nos falte ânimo e coragem para as lutas diárias. Em nome de Jesus. Amém.